Na hora de resolver as questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os estudantes podem se deparar com alguns termos e ‘conceitos-chave’ específicos de cada disciplina. Na maioria das vezes, entender o que cada uma deles significa pode ser fundamental na hora de responder corretamente a questão. Na prova de geografia, alguns conceitos mais técnicos da área sempre aparecem nas perguntas, como território, região, paisagem e lugar, por isso é importante que o candidato tenha as definições ‘na ponta da língua’.
Adolfo Eidi Natsuo, professor de geografia do Colégio Marista, explica que a prova de geografia aparece no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias no primeiro dia de aplicação do exame. Com 15 perguntas na prova, a disciplina de geografia costuma trazer muitas questões que trabalham a interdisciplinaridade, assim como algumas que são mais específicas da área.
O professor explica que uma das principais dicas que podem ajudar os candidatos a terem mais tranquilidade para resolver a prova é conhecer alguns conceitos geográficos que são básicos, mas que fazem toda a diferença. Segundo ele, os termos relacionados às categorias geográficas, como paisagem, território, região e lugar, costumam aparecer com frequência.
Leia mais:
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Confira a lista de aprovados no vestibular da UEL 2025 em 1ª convocação
Portal Bonde transmite ao vivo a Vestibafest com resultado do vestibular da UEL
TERRITÓRIO E REGIÃO
De acordo com ele, o território é uma forma de apropriação em que existe uma área delimitada e que, dentro dela, alguém exerce poder, ou seja, é o termo que pode ser utilizado para definir o território de um determinado país, por exemplo. “O Enem gosta de trabalhar a questão da nação-estado, então ele pode fazer um paralelo com o narcotráfico ou com uma comunidade indígena, que são demarcações de território”, explica.
Já a região, ou regionalização, é a classificação e divisão de uma território, como um país, estado ou cidade, levando em conta critérios socioeconômicos, histórico-culturais ou naturais. “Se eu trabalhar com critérios socioeconômicos a América, por exemplo, eu tenho a América Latina e a Anglosaxônica; já se eu trabalhar a questão geográfica eu tenho três, que são as Américas do Norte, Central e do Sul”, explica.
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA.