Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Após greve

Em Londrina e região, 84 escolas devem repor aulas na rede estadual

Larissa Ayumi Sato e Rafael Machado - Grupo Folha
23 jul 2019 às 15:45
- Hedeson Alves/Seed
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na região de Londrina, 84 escolas estaduais vão precisar repor aulas após a greve dos servidores estaduais, que ocorreu no período de 25 de junho a 12 de julho de 2019. Nas escolas municipais, que não tiveram paralisação, os estudantes já retornaram às atividades nesta terça-feira (23).

Segundo o NRE (Núcleo Regional de Educação) de Londrina, a maioria das instituições de ensino paralisou parcialmente as atividades. Destas, 27 escolas tiveram o plano de reposição aprovado conforme orientação da Seed (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná) e já estão com aulas agora no recesso. Em Londrina, são 14 instituições a repor aulas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A secretaria já havia publicado no último dia 15 as orientações para a reposição, considerando a paralisação das aulas em decorrência da greve e que o cumprimento do calendário escolar deve contemplar, no mínimo, 800h e 200 dias letivos. Assim, definiu-se que a reposição dos dias não trabalhados poderá ser realizada no período de recesso escolar, a partir do dia 22 deste mês, podendo se estender ao longo do segundo semestre, incluindo sábados, em sexta aula, em contraturno e em horário especial, desde que garantida a frequência dos estudantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC

Imagem de destaque
Oportunidade

Governo do Paraná está com 482 vagas de estágio abertas


Além disso, como existem situações diversificadas quanto aos dias paralisados, quantidade de professores que aderiram e estudantes que compareceram, os Núcleos Regionais de Educação deveriam analisar cada caso específico para assegurar o melhor encaminhamento e garantir o cumprimento das horas e dos dias letivos.

Publicidade


Rede municipal


Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Londrina tiveram um período de recesso de duas semanas. Os professores voltaram um dia antes, na segunda-feira (22), para prática pedagógica e reunião administrativa, realizadas nas unidades escolares onde os professores atuam. O objetivo é organizar o próximo semestre e fazer os encaminhamentos necessários.

Publicidade


Atualmente, a rede conta com 44.314 alunos ao todo, matriculados nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), escolas municipais, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e CEIs (Centros de Educação Infantil) filantrópicos.


Há 33.421 alunos matriculados nas escolas do Ensino Fundamental, incluindo estudantes da EJA e algumas turmas de P4 e P5; 5.305 crianças nos CMEIS, que atendem do CB ao P5 e outras 5.588 nos CEIS filantrópicos, que vai do CB ao P4. O município conta com 53 CEIs conveniados, 33 CMEIs e 87 escolas de Ensino Fundamental, localizadas na área urbana e rural.


Matrículas

Os pais que têm interesse em matricular seus filhos na Rede Municipal de Ensino devem se dirigir à unidade escolar mais próxima de sua residência para fazer a matrícula, no caso do Ensino Fundamental e do P4 e P5. Caso as vagas já estejam preenchidas, serão dadas as orientações e encaminhamentos para matrícula em outra unidade. Por outro lado, para matricular crianças de 0 a 3 anos é necessário se dirigir à Central de Vagas, localizada na Rua Benjamin Constant, 800, Centro (Super Creche), das 8h às 18h. No local é feito um agendamento, entrevista e o encaminhamento da matrícula.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade