Estão abertas, até 11 de fevereiro, as inscrições para o curso Brigada da Pandemia: Ações estratégicas para reabertura segura das unidades escolares. Promovido em parceria entre a SME (Secretaria Municipal de Educação), a SMG (Secretaria Municipal de Governo) e a Escola de Governo, o treinamento visa preparar profissionais da educação para que promovam uma reabertura segura das escolas, levando em conta o contexto da pandemia de Covid-19.
Com 300 vagas ofertadas, a qualificação tem duração de 30 horas, oferece certificado de participação e estará disponível até o dia 5 de março. As inscrições podem ser feitas por meio da página da Escola de Governo (clique aqui). Quem precisar de mais informações pode entrar em contato pelo e-mail atendimentoavapml@gmail.com ou pelo telefone (43) 3372-4567 (das 12h às 18h).
De acordo com a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, a capacitação é voltada para profissionais atuantes nas redes de educação municipais, estaduais e particulares de todas as regiões do Brasil. "A formação trata dos conteúdos abordados na edição anterior do curso, que foi realizada no ano passado, junto a 900 profissionais da educação municipal de Londrina. Como houve muita procura por parte de profissionais de outros municípios, decidimos oferecer a formação para eles também. O curso foi readequado ao público externo, e tem como objetivo fornecer diretrizes gerais de segurança e saúde que possam ser adaptadas ao contexto específico de cada município”, explicou.
Conteúdo – Baseado no Plano de Biossegurança, elaborado em 2020 pelas secretarias municipais de Educação e Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, o curso é dividido em quatro módulos: organização de tempos e espaços; protocolos para manutenção da higiene e saúde; reorganização pedagógica; e apoio e atenção às pessoas.
Previamente gravadas, as atividades são ofertadas de forma on-line, através do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) da Escola de Governo, e os participantes podem realizá-las em seu próprio ritmo. Entre os conteúdos abordados, estão a adequação de horários de entrada e saída nas unidades escolares; a disposição adequada do espaço entre mesas e cadeiras; a disponibilização de álcool gel para os profissionais e alunos; a educação sanitária das crianças; a reorganização do currículo escolar; e o apoio psicológico para os estudantes.
Segundo Perez, a capacitação vai de encontro a uma necessidade comum a todos os profissionais da educação. "A rotina escolar não vai ser a mesma após a retomada. É preciso repensar a escola do ponto de vista físico, temporal e pedagógico, e os brigadistas terão um papel fundamental na implementação das mudanças necessárias”, disse.