O resultado do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2019, que oferece 59 mil vagas para ingresso no segundo semestre deste ano, já está disponível. Estudantes participantes podem acessar a página do processo seletivo para visualizar a lista de aprovados.
Segundo o cronograma do SiSU, a matrícula acontece a partir desta quarta-feira (12) e segue até a próxima segunda-feira (17). É preciso verificar o edital específico da instituição de ensino e conferir as datas, horários, unidades de ensino e documentos que devem ser apresentados para a realização do procedimento e não correr o risco de ficar de fora do processo seletivo.
Porém, ainda há chances para aqueles que não conseguiram a aprovação. É que a lista de espera do SiSU.2 vai estar disponível a partir de amanhã (11) para manifestação de interesse dos candidatos. De acordo com o site do processo seletivo, "a lista de espera é única e compreende ampla concorrência, reserva da Lei nº 12.711/2012 e facultativamente, demais ações afirmativas". Só pode participar quem não foi selecionado nas opções de vagas cadastradas. O resultado será disponibilizado em 19 de junho, pela instituição de ensino.
Leia mais:
NRE de Londrina pede a empregadores para liberarem funcionários para a Prova Paraná Mais
Monitoramento aponta peixes contaminados com mercúrio no rio Madeira, no Amazonas
Estudo mede quanto ideologia afeta eleitor na transferência de votos de 1º para 2º turno
CNU divulga resultado preliminar da avaliação de títulos; saiba consultar
Você sabe o que é o SISU?
Ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) para ingresso em instituições públicas de ensino do país, o SISU é um processo seletivo. Há duas seleções por ano, com que permitem o ingresso na graduação ao longo do primeiro e do segundo semestre.
A seleção acontece de acordo com a nota alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e cadastrada no sistema. A classificação dos candidatos é disponibilizada em ordem decrescente de pontuações, até o limite de vagas disponibilizadas por IES, curso, campus e modalidade de concorrência.
Outras alternativas além do SiSU, que também adotam a nota do Enem, são: Prouni (Programa Universidade para Todos), cujas inscrições começam amanhã (11) e seguem até esta sexta-feira (14); e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que inscreve os candidatos entre 25 de junho e 1º de julho de 2019.
Saiba mais no site do Educa Mais Brasil.