Graças ao Decreto de Lei nº 9.311 de 1884, que regulamentou e criou os primeiros cursos de odontologia no Brasil, no dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista. A data ganhou ainda mais destaque pela importância do profissional no tratamento e prevenção de várias doenças bucais que acometem a população. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, no Brasil, existem cerca de 578.306 mil especialistas e entidades ativas.
A cirurgiã-dentista Aline Silva dos Santos ressalta a importância deste profissional. "O trabalho do dentista traz vários benefícios. Nós auxiliamos na manutenção da função mastigatória e da saúde bucal geral, que gera repercussões na saúde como todo e também na autoestima, que influencia diretamente na vida social, no trabalho", explica a especialista.
É indicado que, a cada seis meses, seja feito o acompanhamento odontológico. Assim, é possível prevenir problemas simples e evitar complicações mais graves. "As duas doenças bucais mais prevalentes causadas pela má higiene da boca são a cárie e a doença periodontal, que podem resultar na perda de dentes se não foram tratadas. Por isso, alguns cuidados básicos, como escovação diária, pelo menos 3 vezes ao dia, uso de fio dental e higiene da língua são importantes para prevenir muitas doenças", conclui Silva.
Leia mais:
NRE de Londrina pede a empregadores para liberarem funcionários para a Prova Paraná Mais
Monitoramento aponta peixes contaminados com mercúrio no rio Madeira, no Amazonas
Estudo mede quanto ideologia afeta eleitor na transferência de votos de 1º para 2º turno
CNU divulga resultado preliminar da avaliação de títulos; saiba consultar
A graduação em odontologia tem duração média de cinco anos. Ao longo do curso, o estudante se dedica ao estudo da boca, ossos da face, mandíbula e maxilar e participa de muitas atividades práticas em laboratório, o que complementa as aulas teóricas. Com o campo de trabalho amplo, o cirurgião-dentista precisa acompanhar o crescimento do mercado, investindo em novas especializações e equipamentos, conhecendo as tecnologias que facilitam o seu trabalho. Em média, um cirurgião-dentista tem remuneração entre R$2.414,06 a 4.079,76, segundo o SINE (Sistema Nacional de Empregos).
Para saber mais sobre bolsas de estudo, acesse o site do Educa Mais Brasil.