O Curso on-line ABC (Alfabetização Baseada na Ciência) abriu 50 mil novas oportunidades para profissionais que atuam na alfabetização e estudantes de licenciatura. As novas vagas já estão abertas e as inscrições começam nesta segunda-feira, 16, no Avamec (Ambiente Virtual do MEC).
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, frisa que essa capacitação é um "compromisso do governo brasileiro com os nossos atuais e futuros professores”. A gestora explica que o curso vem para garantir o sucesso dos alunos na leitura e na escrita desde o início da aprendizagem infantil: "com certeza teremos brasileiros mais bem formados para o exercício da cidadania”.
Para Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do Curso ABC, a quantidade de inscritos "nessa sólida formação” demonstra "como nossos profissionais de alfabetização estão ávidos para aprimorar seus conhecimentos e oferecer o melhor ensino às crianças brasileiras”.
Leia mais:
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Um em 3 professores de escolas públicas não tem formação adequada
Paranaprevidência publica edital de concurso para nível técnico e superior
Participação e notas de alunos de ensino médio integral no Enem são melhores, diz estudo
Aos mais de 200 mil inscritos, o Curso ABC já entregou 14 capítulos teóricos do Manual ABC e quatro módulos do Manual ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura. Os interessados que aderirem agora à formação terão acesso a todo o conteúdo já disponível.
Curso ABC
Com mais de 5,18 milhões de visitas, o Curso ABC é a segunda formação mais acessada no Avamec. Parte do Programa Tempo de Aprender, o curso é resultado da parceria entre a CAPES, a Sealf (Secretaria da Alfabetização do MEC) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a UAb (Universidade Aberta de Portugal).