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Crianças que gostam de dinossauros têm melhor desempenho escolar

01 jul 2024 às 18:10

O interesse por dinossauros na infância pode ter impactos significativos no desenvolvimento pedagógico das crianças. É o que revela um estudo recente das Universidades de Indiana e Wiscosin, que analisou o comportamento das crianças que demonstravam um intenso interesse por dinossauros. 


Ao analisar os resultados, os pesquisadores descobriram que esses pequenos palentólogos em formação não apenas alcançaram um desempenho pedagógico superior, mas também desenvolveram habilidades cognitivas mais avançadas em comparação com outras crianças na mesma faixa etária que não compartilhavam o mesmo interesse. 


De acordo com a pesquisa, o interesse por dinossauros não é limitado somente ao conhecimento sobre as espécies, podendo se estender a habilidades fundamentais no ambiente escolar, já que essas crianças demonstraram melhor concentração, perseverança e pensamento complexo, habilidades cruciais para o sucesso acadêmico e desenvolvimento pessoal dos alunos, 


Além disso, a pesquisa destaca que o interesse intenso pelo assunto pode servir como uma ponte para outros campos de estudo. Os pesquisadores observaram que crianças interessadas em dinossauros frequentemente exploram Biologia, Geologia, História e Matemática. 


Com seu amor por dinossauros surgindo desde os dois anos de idade, Caleb Marim Gois, de 13 anos, além de demonstrar seu interesse genuíno através de brinquedos, visitas a parques temáticos e livros, também demonstra seu desejo de aprender mais sobre o assunto. 


Seus pais sempre apoiaram o interesse e deixaram que fizesse suas explorações sobre o assunto livremente, como conta sua mãe, Micheline Gois. "Seu interesse desde então só tem aumentado e disseminado para outras áreas do conhecimento escolar e, atualmente, ele está lendo um livro extenso, em inglês, que mais parece uma enciclopédia sobre o tema.”


Escola compartilha aprendizagens por meio de interesses dos alunos 

Para os pesquisadores, é importante que os educadores reconheçam e valorizem os interesses individuais dos alunos, já que, ao incorporar temas que despertem paixão e curiosidade, os professores podem criar um ambiente de aprondizado mais estimulante e envolvente. 


Foi assim que o pequeno Samuel Nogueira Fornasari, de 7 anos, aluno do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), começou a sentir um grande interesse pelo mundo dos dinossauros, quando no segundo semestre de 2023, a professora iniciou com a turma um projeto de pesquisa sobre o tema. 


O aluno gostou tanto dessa incursão ao mundo pré-histórico, que o interesse só aumentou. Assim, para engajar Samuel, a professora adaptou atividades incluindo dinossauros. 


Para ele, que tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) nível 1 de suporte, a estratégia melhorou seu desempenho escolar em todas as disciplinas, como destaca sua mãe, Aline Fornasari. “O fato de ele ter sido estimulado com os dinossauros contribuiu para o desenvolvimento em todas as matérias, além de ter aumentado o seu amor pelos animais”, afirma. 



De acordo com especialistas, o tema dinossauros ajuda a trabalhar noções de temporalidade. “As disciplinas de Ciências, História e questões referentes às formas e tamanhos, também explorando elementos do tempo histórico dos dinossauros, como vulcões e caverna, acabam por despertar a curiosidade, a observação e o raciocínio nas crianças”, destaca Simone Kleina Machado, coordenadora pedagógica do Colégio Positivo - Água Verde, em Curitiba. 


A professora ainda sugere que, por não fazerem parte da nossa realidade, abordar o tema pode estimular a imaginação e a criatividade das crianças. “Como é um tema que desperta muito interesse nos alunos, eles definitivamente vão querer ver e estudar mais. Pedagogicamente é um ótimo assunto para estimular a leitura e a prática da escrita." 


Esses dois casos destacam a importância do apoio da família e de como o estímulo à paixão pode moldar positivamente o desenvolvimento pedagógico de uma criança. “A família tem um papel importante na construção do conhecimento, participando na produção de materiais, mostras de trabalhos, pesquisas e experiências relacionadas ao tema, o que efetivamente aumenta a aprendizagem”, completa Simone.


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