A Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL publicou nesta terça-feira (15) a relação dos candidatos que terão a redação corrigida dentro do processo do Vestibular 2021. A lista contém 6.510 nomes e será publicada no site da Cops. A publicação será a última divulgação oficial antes da publicação dos classificados na 1 ª Convocação, no próximo dia 5 de julho.
As provas do concurso foram aplicadas no último dia 30 de maio, em 75 locais diferentes de Londrina, desafiando vestibulandos à prova de 50 questões de múltipla escolha sobre o tema "Fronteiras”, e mais a redação (tema único) sobre os efeitos da pandemia do novo Coronavírus. A aplicação do concurso adotou protocolos rígidos de higiene e o distanciamento social.
Aprovação
Leia mais:
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado
Escola municipal de Cambé terá videomonitoramento e reconhecimento facial
Universidade de Maringá lidera ranking de produção científica feminina no Brasil
Na avaliação da coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, a divulgação dos candidatos que têm direito à correção da redação equivale à conquista da aprovação da 1ª fase do Vestibular, considerando o modelo tradicional do Vestibular da UEL, em duas fases. De acordo com o edital do concurso, o candidato necessita fazer 26% na prova de Conhecimentos, Língua Portuguesa e Literaturas e de Línguas Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol).
De acordo com a professora, o edital prevê o chamamento de cinco vezes o total de vagas oferecidas para cursos com concorrência superior a 15 candidatos/vaga. Cursos com menor concorrência terão o chamamento de três vezes o total de vagas disponíveis. Outra informação importante para os candidatos, é que as provas são corrigidas por uma equipe formada por 15 professores da área de Língua Portuguesa, com experiência na área de produção textual.
Prova
A edição 2021 do Vestibular da UEL desafiou os candidatos a produzir um texto dissertativo-argumentativo entre 20 e 25 linhas, baseados em três textos apresentados, que abordavam razões que levam pessoas a transgredir medidas de enfrentamento à Covid-19. Entre os textos apresentados estava uma matéria da Agência UEL / O Perobal, publicada em janeiro deste ano, sobre estudo desenvolvido no Departamento de Psicologia e Psicanálise do CCB (Centro de Ciências Biológicas) da UEL, sobre perfil antissocial de pessoas que não cumprem medidas na pandemia. Outro texto apresentado revelou o caso de uma família de Mato Grosso condenada a pagar multa de R$ 20 mil por desrespeitar o isolamento social. O outro texto base era a chegada de 2021 marcada pelo desrespeito ao distanciamento, durante as festas de Réveillon no Brasil.
O Manual do Candidato/Vestibular2021 prevê que a produção textual precisa ter ponto de partida e de chegada assim como deve ser visto na sua totalidade. De acordo o Manual, é preciso considerar as múltiplas dimensões do texto como dimensão linguística (recursos fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais), a textual (configuração do texto em gêneros e sequências), a sociopragmática e discursiva (interlocutores e seus papéis sociais, suas motivações e propósitos na interação; restrições da situação, momento social e histórico) e a cognitivo-conceitual (conhecimentos sobre o mundo).
Datas importantes referentes ao Vestibular 2021
5 de julho – publicação dos classificados na 1 ª Convocação
5 a 8 de julho – Pré‐matrícula dos classificados na 1ª convocação, no site Portal do Estudante.
5 a 8 de julho – Lista de Espera única. Declaração de interesse, via internet, no site da Cops
5 de julho – Divulgação do Boletim de Desempenho do Candidato
13 de julho – Publicação dos classificados na 2 ª Convocação
Confira o Calendário completo, com demais datas de chamadas e matrículas.