Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mudança no Efetivo

Convocação do concurso da GM de Londrina terá 20% das vagas dedicadas para mulheres

Pedro Marconi - Grupo Folha
17 jun 2022 às 15:33

Compartilhar notícia

- Guarda Municipal/Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina publicou nesta semana, via diário oficial, uma mudança no edital do concurso da GM (Guarda Municipal), que havia sido publicado no início deste mês. A alteração traz três novos subitens para o artigo que trata da convocação e agora define que o chamamento dos candidatos para assumirem as vagas levará em conta o quantitativo de servidores ativos para que a corporação tenha, pelo menos, 20% do efetivo ocupado por mulheres. O concurso oferta 35 vagas e as inscrição são pelo site cops.uel.br


A retificação foi feita após questionamento durante o período de impugnação e não muda as datas das provas e nem os prazos das próximas etapas previstas. Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, a modificação não significa uma cota para mulheres, assim como existe para as pessoas com deficiência e afro-brasileiros. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“O estatuto das guardas municipais, por meio de lei federal, remete a uma lei municipal, que diz que o município deve dispor de percentual de mulheres no quadro efetivo. Nossa lei municipal indica que sempre que possível deve haver 20% no quadro da guarda. Essa leitura é feita no ato de convocação, ‘puxando’, por exemplo, uma mulher a mais na lista para balancear e atender o percentual”, explicou Julliana Faggion Bellusci. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase única

Vestibular da UEL termina com abstenção de 20,6% nesta segunda

Imagem de destaque
Com 892 vagas

Inscrições para o Vestibular de Verão 2024 da UEM se encerram nesta terça

Imagem de destaque
Primeiro dia

UEL tem aumento no índice de abstenções no vestibular

Imagem de destaque
Veja seu local

Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo


Atualmente, o quadro da corporação tem 18% de mulheres entre os cerca de 310 agentes. “Fizemos a retificação no edital para que o processo seja indubitável e na hora da convocação as pessoas não tenham dúvida”, defendeu. As inscrições para o concurso foram abertas no dia dez e vão até quatro de julho. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas em oito de agosto pela Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL (Universidade Estadual de Londrina). 


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo