Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
200 profissionais

Com apoio da UEL, governo do Paraná amplia apoio psicológico em colégios do estado

Redação Bonde com AEN-PR
20 jun 2023 às 15:06
- Hedeson Alves/SEED
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina), o governo do Paraná vai disponibilizar cerca de 200 profissionais da psicologia para atuarem, dentro dos próximos meses, no atendimento às comunidades escolares de todo o estado. As ações começarão pelo Colégio Estadual Helena Kolody, de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), onde um ato de violência impactou de forma drástica a comunidade escolar e toda a sociedade nesta segunda-feira (19).


Com as aulas suspensas até a próxima segunda-feira (26) a escola receberá profissionais capacitados para atendimento dos alunos, professores, colaboradores e pais já a partir desta quinta-feira (22). O objetivo é criar uma rede de apoio e prestar suporte emocional diante da gravidade dos acontecimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Capacitados para lidar com estas e outras questões, principalmente entre jovens em idade escolar, os psicólogos desempenham papel fundamental para o bem-estar emocional e desenvolvimento cognitivo e social. Ao oferecer suporte psicológico, esses profissionais trabalham no enfrentamento aos desafios pessoais, acadêmicos e sociais, fornecendo  espaço seguro para que a comunidade escolar expresse seus sentimentos e preocupações. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Chamamento em vários municípios

Paraná anuncia mais 1,1 mil vagas para professores aprovados em concurso público

Imagem de destaque
Não perca!

Envio de títulos do CNU chega ao final nesta sexta (11)

Imagem de destaque
Com exceção do bloco 4

Prazo para entrega de títulos do CNU é prorrogado para sexta

Imagem de destaque
Novo estudo

Uso de telemedicina em UTI não reduz tempo de internação, diz estudo


Para o secretário da educação, Roni Miranda, tal apoio se mostra fundamental no dia a dia das escolas. “O acesso a tal suporte nas escolas da rede estadual tem mudado significativamente a rotina dos alunos, proporcionando melhor compreensão das emoções, ensinando habilidades de gerenciamento de estresse e oferecendo estratégias para lidar com adversidades”, afirma.

Publicidade


Por isso, segundo o secretário, a exemplo de programas como o Escola Escuta e Bem Cuidar (que prestam suporte emocional à comunidade escolar), novas medidas serão implementadas para apoiar de forma ainda maior alunos, colaboradores e professores.


“A presença de psicólogos nas escolas também pode contribuir para a prevenção e detecção precoce de problemas de saúde mental, promovendo um ambiente escolar mais saudável e acolhedor para todos”, completa Miranda.


LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:


Imagem
Morre segunda vítima de ataque de ex-aluno em escola de Cambé
Morreu na madrugada desta terça-feira (20) Luan Augusto, de 16 anos. O adolescente foi baleado na cabeça durante o ataque ao colégio estadual Professora Helena Kolody, em Cambé na manhã de segunda-feira (19).
Imagem
Avô de Luan, morto após ataque em Cambé: ‘Deus quis que ficassem juntos’
Um adolescente cheio de sonhos, religioso e carinhoso com a família. Assim Luan Augusto, de 16 anos, sempre será lembrado pelo avô.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo