A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o MInfra (Ministério da Infraestrutura) trabalharão em conjunto para fomentar pesquisas cujo tema seja infraestrutura. A parceria também prevê a criação de uma premiação de teses para a área. O protocolo de intenções foi assinado na quinta-feira, 18 de março, por Benedito Aguiar, presidente da Capes, e Marcelo Sampaio, secretário-executivo do MInfra.
O documento estabelece uma parceria de três anos, período que pode ser prorrogado. O interesse deve ser manifestado pelo menos 60 dias antes do término da vigência do acordo. Não há previsão de repasse de recursos de um órgão para outro. Aguiar observou que a pós-graduação deve atender a demandas da sociedade: "Incentivar a geração de conhecimento científico e tecnológico em áreas ligadas à infraestrutura é estratégico para o País”.
Caberá à Fundação desenvolver editais para mestrandos e doutorandos. Já as premiações, serão oferecidas em parceria entre a Capes e o Ministério da Infraestrutura. "Sabemos da importância do setor de infraestrutura para o País. Também sabemos da importância de aproximar desafios atuais do setor de infraestrutura no Brasil da área acadêmica, que dispõe de recursos humanos altamente qualificados”, afirmou Marcelo Sampaio.
Leia mais:
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola
Também participaram do encontro Victor Veiga, secretário-executivo do MEC (Ministério da Educação), Rodrigo Cruz, secretário-executivo adjunto do MInfra, e três diretores da Capes: Heloísa Hollnagel (Relações Internacionais), Zena Martins (Programas e Bolsas no País) e Flávio Camargo (Avaliação).