Encerram no próximo dia 11 de fevereiro as inscrições para o curso "Brigada da Pandemia: ações estratégicas para reabertura segura das unidades escolares”. O treinamento gratuito é ofertado pela SME (Secretaria Municipal de Educação) e pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina. Podem participar profissionais que atuam na área de educação, especialmente professores e gestores, de todo o país.
Elaborado pela equipe da Educação, o curso apresenta ferramentas a serem aproveitadas por escolas e centros de Educação Infantil. O intuito é contribuir para a segurança dos estudantes e profissionais de ensino durante as atividades presenciais no ambiente escolar.
Com carga horária total de 30 horas, o curso Brigada da Pandemia ficará disponível na plataforma da Escola de Governo até 5 de março de 2021. O conteúdo do treinamento engloba quatro tópicos, que são: organização de tempos e espaços; protocolos para manutenção da higiene e saúde; reorganização pedagógica; e apoio e atenção às pessoas.
Leia mais:
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, em cada um desses quatro tópicos são apresentados conteúdos específicos para colaborar com a unidade escolar e rede de ensino, pública ou privada, na organização das atividades presenciais durante a pandemia de Covid-19. "O curso tem esse formato e busca, a partir dessas dimensões, trabalhar com os diferentes aspectos que precisam ser considerados para garantir um retorno seguro às aulas presenciais. As escolas e redes de ensino precisam atuar tendo em vista o tempo para organizar e para atender essa criança, a demarcação dos espaços e a organização dos protocolos”, citou.
Perez frisou que a Brigada da Pandemia é um treinamento disponibilizado para todo o país, com aulas virtuais. "Esse conteúdo é muito importante, foi pensado para introduzir a educação sanitária e incorporar na prática da escola assuntos de autocuidado, lavagem das mãos, etiqueta respiratória, já que a escola precisa pensar em tudo isso. Não vamos retornar do ponto que paramos, então é preciso reestruturar para receber os alunos de forma segura”, reiterou.
Como participar – As inscrições para o curso Brigada da Pandemia podem ser feitas até a próxima quinta-feira (11), no site da Escola de Governo. Para obter a chave de acesso, primeiramente os interessados devem preencher o formulário (clicando aqui), e encaminhar o Termo de Compromisso e Responsabilidade. Na sequência, serão disponibilizadas a chave de acesso para inscrição, que deve ser feita junto à Escola de Governo PML.
Para obter outras informações, ou em caso de dúvidas no ato da inscrição, basta entrar em contato com a Escola de Governo pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3372-4567. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.