Professores do Departamento de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), publicaram neste mês de fevereiro artigo sobre eletroestimulação para pessoas com paraplegia na revista internacional "IEEE Acess". Elaborado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, dos Estados Unidos, o periódico é avaliado como Qualis A1 da CAPES, considerado o mais alto fator de impacto de uma publicação.
O artigo "Discrete Takagi-Sugeno Fuzzy Models Applied to Control the Knee Joint Movement of Paraplegic Patients" apresenta os resultados de testes realizados no projeto de pesquisa "Controle de Movimento da Articulação de Membros Inferiores em Paraplégicos", coordenado pelo professor Ruberlei Gaino, do Departamento de Engenharia Elétrica. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Ilha Solteira.
Como publicado no Jornal Notícia - agosto de 2018 - o estudo teve o objetivo de implementar um sistema eletrônico de eletroestimulação funcional capaz de gerar movimentos nos membros inferiores de participantes paraplégicos e ajudar em sua reabilitação. O aparelho foi desenvolvido pelo próprio projeto e rendeu três patentes. Os resultados, segundo Ruberlei, foram muito positivos, com reabilitações parciais e até totais.
De acordo com o professor, é uma satisfação para o grupo de pesquisa da UEL e da Unesp conseguir validar a metodologia, instrumentação eletrônica e modelagem matemática com o crivo internacional do periódico. "Participar de um seleto grupo de pesquisa, que consegue provar bons resultados, é o incentivo de buscar mais resultados", afirma. Ele ainda conta que a proposta é continuar os estudos para que estes tratamentos sejam colocados à disposição da população.
Além de Roberlei Gaino, são autores do artigo os pesquisadores da UEL, Márcio Roberto Covacic e Rodrigo Cardim, e os da Unesp, Marcelo Sanches, Aparecido de Carvalho, Anderson Biazeto e Marcelo Teixeira.