Na contracapa do caderno brochura, o Hino Nacional. Mais que uma impressão, a letra que valoriza o patriotismo, o reconhecimento à terra natal, suas belezas e conquistas passa, de geração em geração - com um conteúdo histórico e relevante que não cessa com o tempo. Hinos são definidos como cântico, poema de invocação ou adoração, dotados de composição musical acompanhada de versos em louvor de uma personagem ou acontecimento.
Os versos aprendidos nos primeiros anos escolares são parte de atividades cívicas na escola e também em diferentes solenidades ao longo da vida adulta. Aprender o hino e não decorar é o objetivo de educadores e, nas diferentes faixas etárias, atividades criadas para esse fim são promovidas junto aos alunos. Os versos do Hino Nacional: "Nossos bosques têm mais vida, nossas vidas mais amores" são positivos, carregados de otimismo e outros trechos promovem o sentimento de satisfação e orgulho.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pedro Vergara Correa, Hélvia Machado, durante toda a vida escolar os alunos passam por essa vivência. Localizada no Conjunto Mister Thomas, zona leste de Londrina, a unidade atende 350 educandos, do P4 ao EJA (Educação Jovens e Adultos).
Leia mais:
Inscrições para o Sisu 2025 começam na próxima sexta-feira
Enem 2024 teve doze redações com nota mil; só uma de aluno de escola pública
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-cidadania/a-historia-contada-pelos-hinos-3073471e.html