O diretor de Ensino Superior da Seti (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná), Osmar Ambrosio, informou que o atual percentual de evasão nas instituições do Estado chega a 52%. Esse número, no entanto, varia de curso para curso e de universidade para universidade, mas, em geral, os cursos que contam com maior perda de alunos, com até 60% de desistentes, são as licenciaturas, em especial Matemática, Geografia, Química e Filosofia. Cursos como Medicina, por outro lado, contam com uma taxa de abandono de cerca de 1%.
Os dados foram divulgados durante a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência 2023, realizada neste mês na UEL (Universidade Estadual de Londrina). “Evasão no Ensino Superior – O que muda no cenário pós-pandêmico? foi o tema de encerramento do Ensino Superior do Futuro, que compõe o Eixo 1 do evento.
Participaram do debate o professor Paulo Azevedo, do Departamento de Ciências Sociais da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Campus Toledo, que atua principalmente na área de metodologia quantitativa e avaliação de políticas e impacto sociais, e Osmar Ambrosio.
Leia mais:
UEPG abre inscrições para curso gratuito de Gerontologia em Apucarana
Resultado final do CNU será divulgado nesta quinta-feira
Governo do Paraná defende Parceiro da Escola e vai recorrer de suspensão
Alunos das escolas municipais de Londrina trocam cartas poéticas reunidas em livro
Razões
Paulo Azevedo enumerou algumas das razões pelas quais a evasão da universidade alcança números tão altos. Alunos egressos de escola pública, com renda familiar baixa, e matriculados no período noturno que trabalham, não fazem curso pré-vestibular ou são negros, tendem a evadir mais.
Nesse sentido, estudantes com poucas condições econômicas são, muitas vezes, filhos de pais com baixa escolaridade. Isso limita o estudante já no momento da escolha do curso, considerando que o aluno ‘’não faz o curso que quer, mas, sim, o curso que pode’’, devido à sua vivência, qualidade de formação e condição financeira.
Estratégias
Durante o evento, foram apresentadas estratégias para diminuir a evasão. Segundo Azevedo, para resolver o problema a curto prazo, a solução seria a oferta de bolsas para dar suporte financeiro aos alunos que, muitas vezes, abandonam a universidade para poder trabalhar.
Porém, a médio prazo, ele defende que devem ser desenvolvidas pesquisas de dados para mapear os estudantes que estão à beira da evasão. “Pesquisa de dados, atualização de dados online e pesquisa de fatores de correlação. Esses os levantamentos para identificar o aluno em situação de risco. Se estou alimentado de dados, se descobri os fatores associados à evasão e consigo acompanhar as ausências de um aluno, o coordenador de curso pode receber uma mensagem através de um sistema automatizado, alertando que um estudante está chegando em risco de abandonar a universidade.”
Estudo sobre o tema
Já o diretor de Ensino Superior da Seti destacou que o Governo do Paraná tem como objetivo resgatar os alunos que evadiram das universidades e que prepara um estudo sobre o tema. “Nós estamos lançando uma encomenda governamental que vai sistematizar um estudo em rede, unindo os dados de todas as universidades para quantificar e dar um norte do que causa a evasão. A grande preocupação é aumentar o número de graduados formados. Para isso, nós temos que resgatar os alunos que evadem, e a preocupação é muito mais com os estudantes do que com os números", explica.
"Para nós, transformar o percentual de formados de 47% para 50% é número. Mas esse percentual convertido em pessoas gera uma quantidade enorme de novos profissionais no mercado de trabalho”, ressaltou. Outro dado alarmante apresentado no evento foi de que 79% das vagas disponíveis nas universidades públicas do Paraná são ocupadas. As razões para isso são semelhantes às que geram a evasão.
Bolsas para 2024
Em entrevista à Rádio UEL FM, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, informou que a instituição pretende ampliar a oferta de bolsas em 2024. Segundo ele, os números ainda não estão sendo divulgados porque o planejamento para o próximo ano será apresentado somente daqui a duas semanas.
Segundo ele, atualmente, a Fundação Araucária oferece 5 mil bolsas para graduação e pós-graduação, o que corresponde a um investimento de 65% do orçamento do órgão de fomento.
Spinosa explicou, ainda, de onde vieram os recursos que custearam a edição 2023 do Paraná Faz Ciência. Ao todo, foram R$ 2 milhões em investimentos para a estrutura montada na UEL, oriundos da própria Fundação Araucária (por meio do Fundo Paraná) e também da Seti. “Consideramos esse valor um investimento e não um gasto”, justificou Spinosa.