Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fraude

Adiamento do Enem não compromete inscrições

Agência Brasil
01 out 2009 às 18:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pegou os estudantes de surpresa e deixou muitas dúvidas. Mais de 4 milhões de participantes eram esperados nesse fim de semana para encarar uma maratona de dez horas de prova. A partir de 2009, o Enem passará a integrar o processo seletivo de mais de 40 universidades federais, além de ser pré-requisito para quem quer disputar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Tire suas dúvidas em relação ao Enem:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Qual será a nova data de aplicação do Enem?
A nova prova será em novembro. Por enquanto, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que é responsável pela prova, ainda não definiram uma data.

Leia mais:

Imagem de destaque
Norte pioneiro

Prefeitura de Assaí abre 44 vagas em concurso

Imagem de destaque
Bolsas de até R$ 800

ABRE tem 77 vagas de estágio em Londrina

Imagem de destaque
Novos rumos

Inteligência organizacional valoriza trabalhador

Imagem de destaque
Revolta das Chibatas

Antigamente, governo punia servidores com agressões


Será preciso fazer nova inscrição? O MEC vai reabrir a inscrição para quem não fez?
Não. O processo de inscrições está encerrado, com 4,1 milhões de participantes. Para quem já estava inscrito, não será necessário realizar o processo novamente.

Publicidade


Como os estudantes serão informados da nova data?
Quando for definida a nova data, o Inep vai informar os estudantes por meio da página do Enem na internet e também pelo telefone celular informado no ato da inscrição.


Como fica a situação dos estudantes que iriam fazer a prova em outras cidades?
Ainda não se sabe se os locais de prova serão mantidos. O candidato precisa aguardar a reorganização da logística de aplicação das provas.

Publicidade


O cancelamento vai atrapalhar o cronograma dos vestibulares nas universidades que usam o Enem como primeira fase?
De acordo com o ministro Fernando Haddad há uma folga no cronograma do Enem, mas é possível que alguns calendários tenham que ser alterados. Isso só poderá ser confirmado após a definição das datas.


Está sendo negociado com as universidades que não usam o Enem um ajuste nos calendários de vestibulares para não prejudicar os estudantes que também vão fazer essas provas?
O ministro Fernando Haddad disse que o MEC vai levar em consideração o calendário dos vestibulares e dos feriados religiosos para que haja o menor prejuízo possível aos estudantes. Mas como a data da prova não foi definida, não é possível prever se haverá choque de datas entre as provas.


Há a perspectiva de terceirização da prova? Caso haja a terceirização, como será a seleção da instituição?
A impressão, distribuição e aplicação do Enem já é terceirizada. Ainda não se sabe se empresa que venceu a licitação dessa edição será mantida após o vazamento da prova. Caso seja constatado que a culpa pela fraude é da empresa, pode ser feito uma contratação emergencial de outro prestador de serviço. Nesse caso, não será feita licitação em função da urgência no processo.

Como a prova será adiada em 45 dias, o resultado também será? O início dos semestres letivos também serão adiados em 45 dias?
O resultado do Enem, que estava previsto para dezembro, será adiado em um mês. Ainda não é possível saber se os semestres letivos nas universidades que adotam o exame também sofrerão atrasos. A definição dos calendários letivos fica a cargo das instituições de ensino superior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo