Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Precisa ser aprovado

Entenda o que prevê o projeto de lei que altera o ensino médio no Brasil

Carolina Pimentel - Agência Brasil
28 out 2023 às 17:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo federal encaminhou nesta semana ao Congresso Nacional um projeto de lei com diretrizes para a Política Nacional de Ensino Médio, que propõe alterações no novo ensino médio.


O envio do projeto de lei ocorre após as mudanças no currículo dessa etapa de ensino terem sido criticadas por entidades, estudantes, professores e especialistas. O novo ensino médio foi aprovado em 2017 e começou a ser implementado nas escolas este ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto de lei vai passar por debates na Câmara e no Senado, quando pode ser modificado. Somente se aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo presidente da República, entrará em vigor. Até lá, as escolas continuarão seguindo as regras válidas do novo ensino médio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Relaxe e se prepare!

Vai fazer o Enem? Confira 7 opções de filmes para ver no fim de semana antes da prova

Imagem de destaque
Vespa-oriental

Vespa ingere bebida com até 80% de álcool duas vezes ao dia e não fica bêbada

Imagem de destaque
Disparidade

Redação do Enem desafia aluno da rede estadual, e abismo com escola particular chega a 47%

Imagem de destaque
Afetam o cérebro

Estudo liga Covid, herpes e outras infecções virais ao risco de demência


Veja abaixo o ensino médio atualmente e quais as mudanças previstas no projeto de lei:

Publicidade


Imagem
UEL aguarda mais de 16 mil candidatos na prova do vestibular de domingo
Um total de 16.378 candidatos, incluindo treineiros – estudantes que não completaram o Ensino Médio e que fazem as provas como apr


CARGA HORÁRIA


Atualmente: As escolas devem destinar 1.800 horas anuais para as disciplinas obrigatórias comuns do ensino médio. A carga restante, de 1.200 horas, é para os itinerários formativos, áreas de conhecimentos ou curso técnico escolhidos pelos alunos.

Publicidade


O que prevê o projeto de lei: Retomada de, no mínimo, 2.400 horas anuais para as disciplinas obrigatórias sem integração com curso técnico. No caso de cursos técnicos, os estudantes poderão ter 2.100 horas de disciplinas básicas e, pelo menos, 800 horas de aulas técnicas.


DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Publicidade


Atualmente: Língua portuguesa, matemática, educação física, arte, sociologia e filosofia são obrigatórias nos três anos do ensino médio.


O que prevê o projeto de lei: Tornam-se disciplinas obrigatórias em todo o ciclo do ensino médio: língua espanhola, história, geografia, química, física, biologia, matemática, língua portuguesa e língua inglesa.  

Publicidade


Imagem
Educação prevê mais de 300 psicólogos e assistentes sociais para atuar nas escolas estaduais
A secretaria estadual da Educação do Paraná vai implantar o projeto que visa capacitar e disponibilizar psicólogos e assis


ITINERÁRIOS FORMATIVOS


Atualmente: O estudante pode escolher se aprofundar em determinada área do conhecimento dentro de cinco grupos: matemáticas, linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e sociais e formação técnica, chamados itinerários formativos. O aluno pode optar por um ou mais itinerários. As escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários, podem definir quais ofertarão.

Publicidade


O que prevê o projeto de lei: Revogação dos itinerários formativos e criação dos Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos, que vão combinar, no mínimo, três áreas do conhecimento. Cada escola terá que ofertar, pelo menos, dois percursos até o início do ano letivo de 2025. Outra proposta é a criação de parâmetros nacionais para os percursos para evitar desigualdades e desestímulo aos estudantes.


Imagem
Prefeitura pretende instalar 1.100 câmeras de segurança em escolas municipais em 2024
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), anunciou, durante uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (26), que Londrina pretende instalar 1.100 câmeras de segurança nas escolas municipais e nos CMEIs da cidade até 2024.


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Publicidade


Atualmente:  Redes de ensino podem oferecer disciplinas da formação básica pela educação à distância.


O que prevê o projeto de lei: Vedação da oferta da Formação Geral Básica por meio da educação à distância. As aulas on-line seriam autorizadas apenas em situações excepcionais definidas pelo MEC (Ministério da Educação) e o CNE (Conselho Nacional de Educação).


PROFISSIONAIS NÃO LICENCIADOS


Atualmente: Profissionais com notório saber podem ser contratados para dar aulas sobre conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional. 


O que prevê o projeto de lei: Proíbe profissionais com notório saber de ministrar aulas. Serão definidas situações em que esses profissionais poderão atuar, excepcionalmente, na docência do ensino médio.  

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo