Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Enem 2024 terá 140 mil salas de provas em 1.753 cidades em todo o Brasil

Agência Brasil
23 out 2024 às 17:45
- Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aplicará as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.753 municípios.


Dados preliminares do Inep, relativos à logística e segurança do Enem 2024, apontam que os mais de 5 milhões de inscritos neste ano farão as provas em cerca de 10 mil locais, como escolas e faculdades, que abrigam cerca de 140 mil salas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O candidato já pode consultar o local de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição na página do participante do Enem, com login no portal único de serviços digitais do governo federal Gov.br.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prime 2024

Projetos inovadores da UTFPR conquistam R$ 1 milhão em investimentos

Imagem de destaque
Nova turma

Em Londrina, Copel oferta curso básico de elétrica predial para mulheres

Imagem de destaque
Inscrições até quarta

Concurso vai eleger a melhor merenda das escolas estaduais do Paraná

Imagem de destaque
Composto artepillin C

Pesquisadores estudam uso de composto na própolis para tratamento de câncer de mama


Segurança

Publicidade


Em setembro, o Inep concluiu o ciclo de quatro reuniões técnicas regionais sobre logística do Enem com objetivo de capacitar envolvidos e alinhar operações do exame.


Ao todo, a aplicação das provas nos dois dias contará com 10 mil coordenações e mais de 300 mil colaboradores, como aplicadores de provas, assistentes de aplicação, fiscais de banheiro, de corredor e portão, além de colaboradores que auxiliam candidatos que pediram atendimentos especializados, como os intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ledores certificados de prova para, por exemplo, candidatos com deficiência visual.

Publicidade


Na edição deste ano do Enem, o Inep prestará cerca de 58 mil atendimentos especializados. E entre os mais de 78 mil recursos de acessibilidade disponibilizados estão a prova em Braille, prova com a fonte ampliada, leitura labial, auxílio para transcrição, mobiliário acessível, sala de fácil acesso a pessoas com mobilidade reduzida e sala para lactantes.


Logística

Publicidade


A distribuição segura dos cerca de 9 milhões de provas impressas, folhas de respostas e materiais de identificação para os locais de aplicação fazem parte do cronograma antes da aplicação do Enem.


O Inep calcula que para levar os 65 mil malotes de provas serão adotadas 10,8 mil rotas de transporte com destino aos municípios de todas as 27 unidades da federação. A estimativa é que sejam empregados 2,5 mil contêineres desmontáveis leves e 60 carretas transportadoras.


Há mais de 15 anos os Correios realizam a operação logística para a entrega das provas, com mais de 300 milhões de páginas impressas. Após as provas, a estatal também é a responsável pela coleta dos cartões-resposta dos candidatos. 


Essa etapa, chamada de logística reversa, leva todos os malotes com os documentos para os locais onde serão realizadas as correções. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo