Cidadania

UEL e Prefeitura negociam cessão de médicos para nova UTI

24 jan 2014 às 13:56

A Prefeitura de Londrina e a UEL iniciaram nesta quinta-feira (23) as negociações para a cessão de médicos plantonistas para viabilizar a abertura da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI-3) do Hospital Universitário. A possibilidade foi discutida durante reunião realizada no gabinete do prefeito Alexandre Kireeff.

Para a nova UTI operar é necessário a contratação de 70 profissionais, incluindo médicos plantonistas. Nesta sexta-feira (24) terminam as inscrições para o Processo Seletivo que prevê a contratação de seis médicos que estão faltando. A reitora da UEL, Nádina Moreno, explicou que até a tarde desta quinta-feira a Divisão de Recursos Humanos do HU não havia registrado nenhuma inscrição. O edital prevê jornada de 20 horas semanais, com salário mensal de R$ 4.039,00. O contrato previsto é de um ano, renovável por igual período.


Segundo a reitora, este já é o quinto Processo Seletivo para a contratação de médico plantonista, que não desperta o interesse de profissionais. Na semana passada, durante visita ao Hospital Universitário, o secretário municipal de Saúde de Londrina, Mohamad El Kadri, ventilou a possibilidade de cessão de profissionais para que a nova UTI entre em funcionamento o mais rápido possível.


"Para um bem maior à população acho que poderemos atender", reafirmou o secretário, durante a reunião de hoje. Segundo ele, o município, enquanto responsável pela administração dos recursos do SUS, tem grande interesse na operação da nova UTI, que geraria a melhoria imediata no atendimento de urgência e emergência dos hospitais locais.


A reitora deve encaminhar um ofício ao prefeito Alexandre Kireeff ainda nesta sexta-feira, solicitando por escrito a cessão dos médicos plantonistas, com o objetivo de viabilizar o funcionamento da nova unidade. Até lá a Universidade poderá inclusive receber a inscrição de candidatos, interessados no Processo Seletivo, o que poderia reduzir a necessidade de cessão de profissionais.

Participaram da reunião, além do prefeito e da reitora, a vice-reitora Berenice Quinzani Jordão, o pró-reitor de Recursos Humanos, Itamar Nascimento e a diretora-clínica do HU, Denise Akemi. Também estiveram presentes os secretários Paulo Valle (Procuradoria Jurídica) e Márcio Stamm (chefia de gabinete).


Continue lendo