Professores da UEL, UEM e da USP acompanharam nesta segunda-feira (27), no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL, a defesa de dissertação da mestranda Thamine de Almeida Ayoub Ayoub, que apresentou um estudo detalhado sobre as condições de conservação de 19 praças públicas de seis novos bairros de Londrina.
O estudo representa o primeiro mestrado concluído dentro do Programa de Metodologia de Projetos, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL. O título do trabalho foi "Praças em conjuntos habitacionais de interesse social: correlações socioespaciais". O programa existe há dois anos, em parceria com o Departamento de Arquitetura da UEM e reúne 25 alunos.
O trabalho de Thamine, orientado pela professora Milena Kanashiro, mostrou que os espaços públicos de novos conjuntos habitacionais populares de Londrina são bastante valorizados por seus moradores. Segundo a pesquisadora, a própria população assumiu a manutenção e a conservação dessas áreas.
Segundo ela, as praças representam um local para convivência entre vizinhos, integrando moradores, daí o interesse deles na sua conservação. Ainda segundo ela, como as casas e apartamentos têm espaços reduzidos, as praças acabam ganhando o contorno de extensão da moradia.
A banca avaliadora foi formada pelos professores Cibele Rizek (USP-São Carlos), Renato Rego (UEM) e Humberto Yamaki (UEL).