Notícias

Brasil tenta manter domínio na Libertadores

22 set 2023 às 17:04

Três times brasileiros estão entre os semifinalistas da Copa Libertadores de 2023. Além do título, eles também podem reafirmar o domínio do país na competição. Afinal, desde 2019, apenas clubes daqui levantam a taça. A história vai se repetir? A bet365 para iniciantes já tem registrado inúmeras apostas sobre a principal competição do continente.


Enquanto o Palmeiras enfrenta o Boca Juniors, um velho conhecido, na outra chave Internacional e Fluminense fazem duelo entre brasileiros. O histórico recente apontaria um leve favoritismo do Verdão, mas nesse nível de competição, e em um estágio tão avançado, as chances de cada time ficar com o título são quase as mesmas.


Se um brasileiro conquistar a taça, será o quinto título consecutivo para o país. Em 2019 e em 2022, o Flamengo foi o grande campeão. Já o Palmeiras garantiu o bicampeonato consecutivo em 2020 e 2021.


Além disso, das últimas quatro finais, três envolveram apenas equipes do Brasil: Palmeiras e Santos, em 2020; Palmeiras e Flamengo, em 2021; e Flamengo e Athletico Paranaense, no ano passado.


Portanto, basta que o Palmeiras passe pelo Boca Juniors para que a quarta final seguida entre brasileiros esteja garantida, o que, de fato, mostraria uma enorme hegemonia no continente.

Rival complicado

Apesar da superioridade numérica dos brasileiros, o Boca Juniors é um rival de peso e que, aliás, não deve nada aos times daqui em relação ao elenco.


O conjunto argentino conta com jogadores experientes, com passagens por seleções e grandes times europeus, como Sergio Romero, Marcos Rojo e, a estrela da companhia, Edinson Cavani. Mas ainda há nomes como Benedetto e Merentiel, que recentemente esteve no Palmeiras.


E, claro, a qualidade dos jogadores não é o único ponto positivo do Boca Juniors. O clube também tem uma enorme tradição na Libertadores, e é o segundo que mais vezes conquistou a competição. São, ao todo, seis títulos, um a menos do que o líder do ranking, o Independiente.

Equilíbrio

Mas, se não é para se desprezar o Boca Juniors, tampouco é para ficar com medo. Os três times brasileiros têm bons motivos para acreditar no título e, ao que tudo indica, os próximos jogos da Libertadores serão bastante equilibrados.


A pergunta que fica é: os brasileiros conseguirão manter a hegemonia na competição ou o Boca Juniors, assim como a seleção argentina fez no Catar, conseguirá levar a taça para Buenos Aires? Isso é o que começaremos a ver nos próximos dias, quando a bola rolar para as semifinais.