Notícias

Brasil e Argentina são favoritos na Copa, mas e Uruguai e Equador?

11 nov 2022 às 09:20

Está prestes a começar o maior espetáculo futebolístico do planeta: a Copa do Mundo, que nesta edição de 2022 será disputada no Catar. A cerimônia de abertura será no dia 20 de novembro e o encerramento, com a grande final, em 18 de dezembro, no Estádio Lusail.


No primeiro jogo da Copa teremos a seleção do país-sede, o Catar, enfrentando a Seleção do Equador no Estádio de Al Bayat – um estádio em formato de tenda inspirado nas barracas utilizadas pelos nômades da região. Esse belo estádio com capacidade para 60.000 torcedores fica na cidade de Al Khor, situada a pouco mais de 35km da capital Doha.  


Se o estádio pode ser mais impressionante que o jogo de abertura em si, vale a pena ficar de olho em uma coisa. Para a imprensa internacional e para as grandes casas de apostas, como a Sportsbet, o Brasil e a Argentina estão entre os favoritos a ganhar a competição.


As duas seleções chegaram a Copa de maneira invicta, além de terem em seu currículo vários títulos mundiais, tendo o Brasil cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e a Argentina dois títulos (1978 e 1986). 


Mas o favoritismo não ganha jogo e o continente sul-americano chega ao Catar com mais duas seleções com objetivos bem definidos, que é chegar o mais longe possível: são as Seleções do Uruguai e do Equador. E na Sportsbet.io/pt você pode conseguir odds bastante atrativas para essas duas seleções, seja para chegar nas quartas, semis ou quem sabe até uma final. Afinal, ninguém acreditava na Croácia em 2018, não é mesmo?


Dentre os europeus, os favoritos são a França, atual campeã do mundo e com dois títulos na conta (1998 e 2018), a Alemanha com quatro títulos (1954, 1974, 1990 e 2014), além de outras seleções como a Bélgica, Espanha e Portugal. Mas todas elas estão com problemas ou sofrendo com lesões de suas grandes estrelas. Ou seja, pode ter uma surpresa sim.

Uruguai

O Uruguai está no Grupo H, juntamente com a Coréia do Sul, Portugal e Gana, e pretende correr atrás do que seria seu terceiro título, tendo ganho as Copas de 1930 e 1950. A seleção comandada por Diego Alonso, depois da saída do veterano Óscar Tabárez teve uma reação forte nas eliminatórias e saiu do sétimo lugar para conseguir uma vaga com antecedência.


Vale a pena prestar muita atenção nessa seleção, que conta com um jogador importantíssimo do Real Madrid, o meio-campista Federico Valverde, de 24 anos. Dentre os mais velhos e experientes temos Cavani e Suárez, ambos hoje com 35 anos, mas correndo como os mais jovens. Suárez voltou para sua casa e joga hoje pelo Nacional de Montevidéu e Cavani atua na equipe espanhola do Valencia.


A força da seleção uruguaia não para por aí: uma das jovens revelações é o atacante Darwin Núñez, de 23 anos, que depois de jogar pelo Benfica foi comprado pelo Liverpool. Dos jogadores uruguaios convocados na pré-lista de 55 nomes por Diego Alonso, ainda temos nada menos que De Arrascaeta, o fantástico meia do Flamengo, Piquerez, lateral-esquerdo do Palmeiras, Bruno Méndez, zagueiro do Corinthians, Canobbio, atacante do Athletico e Terans, também do Furacão.  Varela, também do Flamengo, é mais um nome da lista de Alonso. Entre todos esses nomes, veremos quais vão engrossar a lista de jogadores convocados para Copa que jogam em times brasileiros.


Como vemos, a Seleção Uruguaia tem excelentes jogadores com experiência e outros mais jovens que jogam no futebol europeu. Até onde a Celeste pode chegar é difícil dizer. Entretanto, não será surpresa vermos essa seleção em uma fase avançada da Copa do Mundo do Catar.

Equador

A Seleção do Equador não é uma das mais comentadas pelos torcedores e especialistas, apesar de estar indo para sua quarta participação em Copas do Mundo. Inclusive chegou às oitavas de final na Copa da Alemanha de 2006.


O Equador está no Grupo A juntamente com a Holanda, Catar e Senegal. O técnico argentino Gustavo Alfaro assumiu a seleção em 2020 e reformulou toda a equipe, dando preferência aos jovens talentos. Assim conseguiu se classificar para a Copa ultrapassando a Colômbia, Chile, Paraguai, Peru, Venezuela e Bolívia.


Entre os nomes de maior destaque estão o meio-campista Moisés Caicedo, de 21 anos, do Brighton & Hove da Premier League, o ponta-direita Gonzalo Plata, de apenas 22 anos, que joga pelo Valladolid da Espanha, e o zagueiro Piero Hincapié, de 20 anos, que atua no Bayer Leverkusen.


Apesar de ser um time com peças jovens, o Equador pode incomodar muitas seleções grandes. Isso não quer dizer que chegará a final, mas não fique surpreso se o time fizer bom papel na Copa do Mundo do Catar.