O Brasil é um dos países mais tradicionais no futebol e, durante sua história, a imensa maioria de treinadores de clubes nacionais foram brasileiros, muitos deles são ex-jogadores prestigiados. Nos últimos anos, as equipes começaram a buscar técnicos estrangeiros e alguns conquistaram seu espaço e fizeram valer as apostas.
Dois técnicos que se destacaram no Brasil nas últimas temporadas foram os portugueses Jorge Jesus e Abel Ferreira. No comando do Flamengo, em 2019, Jorge Jesus ganhou o Brasileirão e a Libertadores. Mesmo feito que conseguiu Abel Ferreira no comando do Palmeiras neste ano, além da Libertadores também de 2020.
Com a frequente demissão de técnicos em campeonatos nacionais, sempre ressurge o plano de trazer um técnico de fora para atualizar e diversificar as equipes e conseguir uma boa campanha.
Veja 4 técnicos estrangeiros que estão se destacando:
1. Marcelo Gallardo
Nascido na Argentina, Gallardo tem 45 anos, foi meio campista da seleção de seu país e atualmente comanda o River Plate. Começou sua carreira em 2011 no Nacional do Uruguai e, completando dez anos de carreira como técnico, já soma marcas impressionantes.
Ele comanda o time do River Plate desde junho de 2014 e, durante esses sete anos e meio, conquistou 13 títulos para o clube, entre eles a Libertadores de 2015 e 2018 e a taça da Primeira Divisão da Argentina.
2. Ernesto Valverde
Outro nome que chama a atenção é do espanhol Ernesto Valverde, de 57 anos. Com mais de vinte anos de carreira, conquistou troféu na Espanha e na Grécia.
Ernesto comandou o Barcelona de 2017 a 2021 e tem experiência treinando jogadores de alto nível. Como comandante do time do Barça levou quatro títulos: duas Ligas Espanhola, uma Supercopa da Espanha e uma Copa Del Rey.
3. Paulo Fonseca
Cotado por alguns clubes brasileiros, Paulo Fonseca é um técnico português de 48 anos que atualmente está sem clube. Com uma carreira recente, começou a trabalhar como treinador em 2012, mas já conseguiu boas conquistas.
No início de sua carreira alcançou uma classificação inédita de seu time para a Liga dos Campeões. Ainda em Portugal levou a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça Portugal. Em 2016 passou a comandar o Shakhtar Donetsk e conquistou três Taças da Ucrânia. Seu último trabalho foi no AS Roma, até julho deste ano.
4. Marco Silva
Outro técnico português que os times brasileiros estão monitorando é Marco Silva, de 44 anos. Atualmente no comando do Fulham, time da Inglaterra, o técnico é conhecido pelo futebol ofensivo.
Silva começou sua carreira de treinador em 2011, logo após se aposentar como jogador. Treinou times portugueses como Sporting, Benfica e Porto. Depois disso, na Grécia, conseguiu um título nacional com uma campanha quase perfeita.
Além dos nomes citados aqui, muitos outros técnicos jovens estão aparecendo no mercado e surpreendendo a todos com os novos estilos de jogo que surgem com o passar dos anos. É importante para o futebol brasileiro acompanhar os avanços táticos e uma alternativa para isso é a contratação de técnicos estrangeiros.