Em uma noite qualquer, você provavelmente já sonhou com algo que te intrigou por dias. Agora procure se lembrar das vezes em que um sonho se repetiu por uma, duas ou muitas vezes, sem motivo aparente. Será que não existe mesmo um porquê por trás dessa insistência do seu subconsciente?
Quando você dorme, seu corpo repousa, mas seu cérebro continua ativo; revivendo conversas, pessoas, situações... e se existe algo mal resolvido aí dentro, é muito provável que esse aspecto se manifeste por meio dos sonhos cabendo a você interpretar, trabalhar internamente e encontrar uma solução.
Qual é o significado de um sonho repetido?
Leia mais:
Xi Jinping dá pedaço da Lua a Lula em jantar no Itamaraty
Carlo Acutis, o primeiro santo influencer, será canonizado em abril de 2025, anuncia papa Francisco
Papa muda regra e pede para ser enterrado em caixão simples de madeira
Moraes marca depoimento de Cid no STF após PF apontar omissões de militar
Também chamado de sonho recorrente, essa manifestação, embora possa vir por meio de situações agradáveis, tem a função de alertar o sonhador sobre algo (ou alguém) que não vai bem.
Portanto, assim que você acordar, antes de se mexer muito na cama, aproveite que o sonho ainda está fresco na sua mente, e comece a anotar ou reviver tudo aquilo que conseguir se lembrar. Busque resgatar lugares, pessoas e conversas com o maior número de detalhes possível.
Não subestime essas mensagens. Cada elemento tem sua importância e, com um pouco de paciência e sensibilidade, você conseguirá identificar o x da questão por trás dessa repetição.
A partir desse exercício, você provavelmente chegará à conclusão que esses sonhos remetem a uma situação que, na vida desperta, lhe traz medo, dúvida, angústia ou ansiedade. E se você identificou que sua mente não consegue descansar sobre esse assunto nem quando você vai se deitar, é porque chegou o momento de enfrentar seus temores antes que eles se transformem em uma bola de neve.
Sonhar com a mesma coisa ou um contexto semelhante por várias noites é uma manifestação comum, e qualquer pessoa pode passar por isso. Inclusive, você provavelmente já desejou muito sonhar com alguém (uma celebridade, talvez), e seu subconsciente lhe presenteou com isso repetidas vezes, não é mesmo? Mas essa repetição autoinduzida não carrega mensagens, apenas um desejo por satisfação.
Agora, se você passou por algum tipo de trauma ou perda na sua vida, seja ele recente ou não, a incidência de sonhos recorrentes será muito maior. E, nesses casos, a pessoa tende a reviver o momento desagradável enquanto dorme, de novo e de novo. Mas existe solução!
Sonhos repetidos podem se transformar em pesadelos
Para muitas pessoas, quando um sonho começa a se repetir, ele não necessariamente é ruim. Às vezes pode até ser um sonho agradável, com pessoas queridas, lugares aconchegantes..., mas mesmo assim você deverá ficar atenta às mensagens ocultas, pois seu subconsciente não sustentará essa paz por muito tempo.
Com o passar dos dias, esse sonho pode começar a ficar mais intenso, vívido, angustiante, e acabar se tornando um pesadelo. E aí chegamos num estágio em que seu emocional está clamando por ajuda.
Enquanto você não solucionar essa questão que te aflige, esse sonho recorrente provavelmente continuará tirando o seu sono. A solução aqui é, de fato, buscar meios de encarar o problema.
Se, por exemplo, você sonha frequentemente com alguém que hoje é seu desafeto, talvez seja hora de contatar essa pessoa para uma conversa ou simplesmente excluí-la da sua vida (e nada de ficar stalkeando depois nas redes sociais).
Em outros casos, um processo mais intenso de autoconhecimento já seria o suficiente para que você consiga identificar o ponto a ser trabalhado, mudando pensamentos e atitudes com relação a si e ao próximo.
Agora, se você está revivendo um trauma, uma perda ou uma ferida muito profunda nesses sonhos repetidos, buscar auxílio profissional (por meio da psicoterapia ou tratamentos alternativos) é certamente a melhor forma de encontrar uma solução.