Nesta sexta-feira (24) é comemorado o Dia de São João, data que marca o ápice das festividades juninas no Brasil. Tradição iniciada com a colonização portuguesa e incrementada com os traços culturais brasileiros ao longo da história, a data é o aniversário do mártir católico.
“A festa é uma tradição celebrada em todo o Brasil no mês de junho, chegando a ser feriado em alguns estados e municípios. Ela tem algumas características bem marcantes como a dança, comida, decorações e muitos outros costumes. ”, explica a espiritualista Kélida Marques.
Leia mais:
PF fará reconstituição das explosões na praça dos Três Poderes e Câmara dos Deputados
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Mas você sabe de fato quem foi São João? Esse é personagem bíblico e primo de Jesus, foi o profeta que anunciou o nascimento de Cristo e o batizou, segundo historiadores, foi assassinado pelo Império Romano por conta da sua religiosidade, assim acabou se tornando um mártir da Igreja Católica.
De origem unicamente religiosa, a Festa Junina, popularmente chamada de São João, ganhou traços da cultura local, como a culinária regional, e formou uma nova tradição com fortes traços da nordestinidade.
Logo no começo, a festa era chamada de joanina, em referência a São João, mas passou a ser chamada de “junina” no Brasil, por ocorrer em junho. A tradição veio de Portugal e de imigrantes de outros países cristianizados, aqui acabou incorporou os costumes indígenas e afro-brasileiros.
Típica da região Nordeste, a festa representa a gratidão aos santos pelas chuvas nas lavouras e impulsiona a economia local. As duas maiores festas juninas do Brasil duram 30 dias e são realizadas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
"A celebração em território nacional tomou diversos outros significados para além dos religiosos, muitos traços da cultura local foram incorporados, ressignificando a função de cada santo e as festividades devotadas a cada um deles, como as fogueiras, as quadrilhas, as quermesses enfeitadas com bandeirolas e balões, coisas muito características dessa celebração.", conclui Kélida Marques.