Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Já pensou?

Saiba o que acontece ao colocar cachaça no umidificador de ar

Bárbara Santos* estagiária
03 dez 2021 às 14:34

Compartilhar notícia

- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A internet é um campo aberto de ideias, e algumas nos deixam com a pulga atrás da orelha. Com o verão chegando, a umidade do ar marcando baixos índices e os brasileiros tirando seus umidificadores dos armários, surgiu a seguinte dúvida nas redes sociais: o que acontece se colocarmos cachaça no umidificador de ar? 


A FOLHA buscou um especialista para explicar se essa ideia é possível, suas consequências e potenciais perigos. Consultamos o Doutor em Física pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Luis Gustavo Tomaz Silva, que explicou primeiramente os principais processos que ocorrem em um umidificador com água.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O físico afirma que na maioria dos umidificadores a peça responsável por converter água em ‘’vapor’’ chama-se piezoelétrico, uma membrana que vibra em 100kHz (100.00 hertz), ou seja, vibra cem mil vezes. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Onda de calor vem aí: quais estados vão sofrer com temperatura sufocante?

Imagem de destaque
Atenção:

Anvisa alerta sobre golpe aplicado por email contra serviços de estética

Imagem de destaque

Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix

Imagem de destaque
Fim de janeiro

Túmulo de Eunice Paiva, retratada em 'Ainda Estou Aqui', será ponto de visita guiada em SP


A vibração é responsável por separar as porções de água do recipiente em pequenas gotículas, ‘’algo semelhante ao que encontramos quando passamos por regiões com neblina’’, exemplifica Luis.

Publicidade


Se a cachaça for substituída pela água o processo da vibração será semelhante, resultando em uma neblina com menor intensidade. 


Embora a cachaça possua aproximadamente a mesma quantidade de álcool e água, a massa molar (unidade de medida de pequenas partículas) da água (18g/mol) é menor do que a do etanol (46g/mol). Ou seja, como ela é mais pesada que a água pura, para gerar a neblina alcóolica é necessário que o piezoelétrico vibre em maior frequência.


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo