Os motoristas de mais de 60 anos não precisam mais ir aos órgãos de trânsito para obter a credencial de estacionamento em vaga preferencial para idoso. Já é possível emitir o documento no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
A ferramenta está disponível em 102 órgãos de trânsito de 17 estados que fizeram adesão ao serviço. A lista completa pode ser conferida no portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito.
A Secretaria Nacional de Trânsito trabalha para que idosos não habilitados a conduzir veículos automotores, mas que frequentemente viajam com terceiros, possam pedir a credencial de estacionamento de forma digital. No momento, a permissão para idosos não condutores só é conferida se o interessado for até o órgão local de trânsito.
Leia mais:
Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
Veja para quanto vai a sua aposentadoria do INSS com reajuste de 4,77%
Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025
O serviço já estava disponível no portal da Senatran, mas foi estendido ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. A vantagem, conforme o Ministério dos Transportes, está na simplificação da aprovação. Isso porque as validações de dados pessoais e de documentos são feitas pelo aplicativo. Depois da liberação da credencial, basta imprimi-la e fixá-la no painel do veículo.
Documento obrigatório para uso de vagas especiais, a credencial de estacionamento é destinada a condutores maiores de 60 anos e a pessoas com deficiência física. Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, em ruas e estacionamentos públicos de hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.
Ao estacionar em vagas especiais, os beneficiários devem obrigatoriamente colocar a credencial no painel do veículo ou em local visível para a fiscalização. A não apresentação do documento caracteriza infração, prevista pelo artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, e pode acarretar multa média.