Engana-se quem pensa que o design gráfico compreende apenas a execução de ideias. Antes do esboço ganhar seus primeiros traços, uma ampla pesquisa é necessária. É como destaca a artista visual freelancer Cyntia Bonfim, que se divide entre um projeto de quadrinhos autorais e a criação de identidades gráficas corporativas.
A profissional atende variados perfis de clientes. Alguns possuem necessidades definidas, mas outros organizam suas ideias durante o orçamento. "Nós não só elaboramos imagens, mas também operamos com resolução de problemas”, frisou. Para captar a essência das marcas, o seu planejamento envolve um questionário que aborda, dentre outros levantamentos, as trajetórias das empresas e as preferências estéticas.
Bonfim observa a importância do exercício criativo. Ela pontua que, se pular um dia da rotina produtiva, provavelmente não se dedicará na data seguinte. Em casa, a artista não possuí um horário específico para produzir, já que concilia o freelance com o trabalho e a graduação em Artes Visuais.
Para ela, o design gráfico, homenageado mundialmente neste 27 de abril, é uma área que evolui paralelamente ao domínio digital. Bonfim divulga seus trabalhos artísticos (@miojosemsabor) e comerciais (@visuais.cyntia) nas redes sociais, abordando desde dilemas cotidianos até retratos humanos e jardinagem.
A graduanda em Design Gráfico Manoela Cardoso faz faculdade de manhã e estagia durante a tarde. Seus projetos autônomos são finalizados após o jantar, e muitas vezes, no fim de semana, pois constantemente os trabalhos acadêmicos precisam ser priorizados. "Tento me organizar como posso. Se der tempo, eu durmo”, brinca.
Em um de seus trabalhos, Manoela Cardoso homenageou os monumentos londrinenses
A desenhista também recorre à webesfera para atrair encomendas e entender o gosto do público, criando enquetes em seu perfil (@mvnu.cardoso) e observando comentários. Os ruídos comunicacionais, presentes especialmente em tais plataformas, podem ser evitados com um bom planejamento imagético, opina a profissional: "Algo organizado causa confiança, profissionalismo e evita confusões. O design torna compreensível as mensagens empresariais”.
Motivos para celebrar
O World Graphics Day nasceu em 27 de abril de 1995 para lembrar a fundação do Icograda que, traduzido do inglês, é o Conselho Internacional de Design.
A organização, que não objetiva o lucro, se consolidou como um apoio à visibilidade destes profissionais e completou seu 50º aniversário em 2013. A data solenizada nesta terça é mais uma iniciativa para suscitar as questões da profissão nas discussões públicas.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.