Notícias

Nesta sexta é o dia mundial da cerveja!

07 ago 2020 às 08:40

A primeira sexta-feira do mês de agosto é comemoração mundial de uma das bebidas mais populares do mundo: a cerveja.


A data foi escolhida em 2007 por quatro amigos na Califórnia numa mesa de bar. Desde então, amantes da bebida comemoram essa data ao redor de todo o mundo da melhor forma possível: bebendo cerveja.


A cerveja é feita, principalmente, de quatro ingredientes: água, cereais, lúpulo e levedura.


Veja também: Como fazer cerveja em casa?


Nesse dia, o Bonde separou uma lista com os principais tipos de cerveja. Entenda sobre cada uma delas e com quais alimentos elas combinam:


1. American Lager


As American Lagers são um ponto de entrada típico para quem está começando a beber cerveja. Por ser uma cerveja mais leve, refrescante e descomplicada, possui notas maltadas leves.


2. Pale Ale


De origem inglesa, as Pale Ale são cervejas que têm uma quantidade maior de lúpulo de amargor na sua receita, o que a torna uma bebida mais amarga. Elas têm uma coloração cobre e combinam com comidas muito condimentadas.


3. IPA


As IPAs, sigla para India Pale Ale, obtêm suas características em grande parte pelo lúpulo, em conjunto com os sabores herbais, cítricos, resinosos e amargo. Têm um teor alcoólico mais elevado e harmonizam bem com comidas apimentadas e queijos fortes como o gorgonzola.


4. Pilsen


Também conhecida como Pilsner, as cervejas Pilsen são originárias da República Tcheca e pertencem à família das Lager. Possuem um sabor, suave, amargor baixo e uma coloração dourada e translúcida. É uma cerveja que combina com pratos mais leves, sem um sabor que se sobreponha a cerveja, como nozes, castanhas ou queijos leves.


5. Stout


Esta é uma cerveja escura originalmente da escola inglesa, que possui aroma e sabor torrado, lembrando café. A sua intensidade varia conforme seus sub-estilos. As mais adocicadas são conhecidas como Sweet Stouts, enquanto as mais secas são as Dry Stout. Elas combinam com sobremesas à base de chocolate.


6. Vienna Lager


Como o próprio nome já diz, o estilo Vienna foi criado em Viena, em 1840. É uma cerveja com corpo médio, com um bom equilíbrio entre o lúpulo e o malte. A cor dessa cerveja tem uma cor que varia entre marrom acobreado e o avermelhado e harmoniza bem com hambúrguer.


7. Weiss


As cervejas de trigo são produzidas com um percentual de malte de trigo, o que dá à bebida uma cor clara e uma espuma cremosa. Cervejas de trigo possuem um sabor leve e um aroma que lembra pão, banana e cravo (provenientes da levedura), bem característico desse estilo. Geralmente é o primeiro passo para quem migra para o mundo artesanal.


8. Porter


Estilo típico da escola britânica, são cervejas escuras e de sabor torrado. São cervejas de alta fermentação e com teor alcoólico moderado. Têm um sabor que lembra café e chocolate. Harmonizam bem com cogumelos, queijo parmesão e sobremesas a base de chocolate.


9. Witbier


A Witbier é um estilo belga, nascido em 1445. É uma cerveja produzida com trigo não-maltado e condimentada com casca de laranja e semente de coentro. Tem cor clara, turva e amargor baixo, com um sabor frutado e de especiarias. Harmoniza bem com frutos do mar e queijo de cabra.


10. Tripel

Também de origem belga, as cervejas de estilo Tripel costumam ser complexas e apresentam notas condimentadas bem suaves graças às suas leveduras. Esse estilo de cerveja possui, geralmente, uma coloração clara e harmoniza com molho branco e molho pesto.


Continue lendo