Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Uso profissional

Muito além de dancinhas virais, Tiktok é utilizado para divulgação de trabalho

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 ago 2021 às 16:23

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com certeza você já assistiu a uma das famosas dancinhas virais do TikTok. Mas o aplicativo para criação e compartilhamento de vídeos curtos também é utilizado por profissionais e empresas para a divulgação dos seus trabalhos. É cada vez mais comum encontrar na rede perfis profissionais de psicólogos, médicos, nutricionistas, dentistas e advogados.


O professor do curso de administração da Faculdade Pitágoras Unopar e especialista em carreira, Renan Laffranchi, ressalta que a rede social pode ser usada para auxiliar na carreira de um profissional, mas é preciso adotar alguns cuidados. "As redes sociais trabalham com imagem, portanto é necessário definir o que você quer transmitir por elas. Se você quer usá-las para potencializar sua carreira, por exemplo, é necessário tomar alguns cuidados com a aparência, comportamento e o conteúdo que vai ser criado e publicado” explica Laffranchi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2020, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo, ultrapassando Facebook, WhatsApp e Instagram, conforme dados publicados pela rastreadora de mercado App Annie. Renan Laffranchi, que também é especialista em Negócios e Competências Digitais, defende que os profissionais devem usar as redes com atenção. "As redes sociais podem ser utilizadas para auxiliar no impulsionamento da carreira, mas o ideal é realizar um planejamento alinhado com o percurso de carreira desejado. Hoje a internet é a melhor forma de encontrar produtos e serviços e, sendo utilizada da maneira correta, torna-se uma forte aliada na consolidação profissional”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pesquisa

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 é aprovada por 70% dos brasileiros, mostra Datafolha

Imagem de destaque
Má-fé?

Uso de localização de celular cresce em processos trabalhistas, mas tem resistência

Imagem de destaque
Pesquisa

Brasil: 69% dizem preferir a democracia; eram 79% em 2022, aponta Datafolha

Imagem de destaque
Não abuse!

Veja como evitar exageros nas festas de fim de ano


Além da personalidade no vídeo e o discurso alinhado com a profissão, Laffranchi destaca outros cuidados que devem ser adotados na plataforma. "Tudo o que envolve a imagem pessoal necessita atenção e cuidado, principalmente nas redes sociais, onde a exposição é grande e o alcance, rápido. Por isso é tão importante planejar e produzir conteúdos condizentes com a nossa persona profissional. Em alguns casos, um determinado conteúdo pode prejudicar a nossa imagem profissional nas redes”, diz o especialista em carreira.

Publicidade


Desde julho, o TikTok testa nos Estados Unidos o TikTok Resumes, uma ferramenta de vagas de empregos. Com ela, os usuários do aplicativo podem criar um currículo em formato de vídeo e enviar para as empresas cadastradas na plataforma. Laffranchi diz que o vídeo currículo já é uma tendência nos processos seletivos. "Muitas empresas no Brasil também já realizam o pitch para apresentação por meio de vídeos, principalmente em profissões que exigem o uso da criatividade, e o TikTok soube captar essa tendência de mercado, transformando-a em uma funcionalidade”.


Para aqueles que desejam ou precisam elaborar um vídeo currículo, o especialista elenca quais informações devem conter e as principais características do currículo em vídeo:

-Faça uma breve apresentação, mencionando as suas experiências profissionais mais relevantes, a sua trajetória educacional e suas conquistas profissionais e acadêmicas;
-Conte como pretende contribuir com a sua experiência para o desenvolvimento do seu trabalho;
-Compartilhe com entusiasmo e convicção os motivos pelos quais pretende ocupar essa posição.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo