Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Impulsionado por marcas

Metaverso ganha força e destaque impactando no consumo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 nov 2022 às 16:20

Compartilhar notícia

- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aceleramento do consumo causado pela pandemia evidenciou um movimento que até então era popular apenas no mundo dos games. 


O termo metaverso ganhou destaque quando em meados de 2021, Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, modificou o nome da sua empresa para Meta Platforms, essa movimentação deu vazão para o termo que surgiu há pelo menos 30 anos, em uma obra literária de ficção científica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia também: Pesquisa mostra que 30% dos jovens da Geração Z já estão imersos no Metaverso.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

PF fará reconstituição das explosões na praça dos Três Poderes e Câmara dos Deputados

Imagem de destaque
Saiba mais

PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro

Imagem de destaque
Saiba mais

PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton

Imagem de destaque
Escassez

Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas

Publicidade

O metaverso é definido por um espaço virtual compartilhado, uma tecnologia capaz de inserir pessoas e coisas reais em um universo virtual. Além da tecnologia de realidade virtual, outras tecnologias descentralizadas como criptomoedas e NFTs também contribuem para a construção desse ciberespaço.

Publicidade

O Head de Marketing da Sphynx, Danilo Matos explica que hoje temos inúmeros tipos de metaverso, como o metaverso descentralizado, que foi criado para o funcionar dentro de um blockchain, ou seja, tudo ali dentro ou é um NFT ou tem criptomoedas ou tem tokens funcionando ali dentro.

Publicidade

"O metaverso que eu acredito que demorará mais para funcioinar e se popularizar é justamente esse, porque ele depende do onboarding de blockchain.Se a pessoa quiser participar do The SandBox por exemplo, ela obrigatoriamente precisa abrir uma carteira e infelizmente atualmente esse onboarding não é tão fácil quanto a gente pensa".

Publicidade

Para além da abertura de carteira no metaverso, Danilo conta que existem processos burocráticos para se explorar o universo virtual da Web3. 


NFT para endomarketing

Publicidade


O movimento de ativos digitais e do ciberespaço, empresas de todos os tipos e segmentos têm encontrado formas de se inserir, mesmo que de forma gradual e pontual.

Publicidade

O Head conta que empresas têm cada vez mais aumentado a sua abertura e intenção em se conectar com o metaverso. Danilo explica que recentemente entregou um projeto de NFT para uma empresa do ramo hospitalar.

" A ideia da empresa era comemorar o sucesso de implementação de um aplicativo, junto ao seu time de marketing e TI, distribuindo NFTs aos membros participantes do projeto, a empresa não só presenteou seus colaboradores com o NFTs, mas também uma trilha de conteúdo sobre web3, criptomoedas, sobre carteira", avalia.


Marketing digital no Metaverso


Como dito anteriormente, o metaverso hoje orbita o mundo dos games e de marcas e personalidades que pontualmente se mostram abertos a essa tecnologia. Para o Marketing Digital existem oportunidades a médio prazo, com o foco no desenvolvimento interfaces de realidade virtual para criação de ambientes totalmente digitais e imersivos.

A integração entre real e virtual se dá através de dispositivos tão familiares quanto os óculos que usamos no dia a dia, porém capazes de processar informações sob a forma de sons, imagens e texto projetando-os no espaço físico.

Para o CEO da TRIWI consultoria em Marketing Digital Ricardo Martins, as empresas de marketing digital podem despontar nesse primeiro momento para testarem o melhor formato que faça sentido aos seus clientes e aos objetivos da empresa, criando um paralelo entre mundo real e virtual.

"Acredito que quando o metaverso estiver estabelecido, o marketing digital pode aproveitar oportunidades de anúncios de outdoor em redes de display, por exemplo, assim como a possibilidade de segmentar público nos anúncios de forma unificada" Finaliza.

Com inúmeras possibilidades o metaverso é a grande aposta de empresas de tecnologia e comunicação, com a capacidade de ser formatado nos próximos anos, as empresas especulam e se movimentam em busca do seu lugar no ciberespaço.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo