Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Existe vacina!

Meningite: conheça os principais tipos, sintomas e tratamentos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 abr 2022 às 20:50

Compartilhar notícia

- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Criado para ressaltar a importância da doença, o Dia Mundal da Meningite, celebrado no dia 24 de abril, tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que as pessoas devem tomar contra essa enfermidade que afeta milhares de pessoas em todas as partes do mundo.


Segundo o infectologista Renato Grinbaum, professor do curso de Medicina da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), a meningite é uma infecção bacteriana que afeta a membrana que reveste o cérebro, causando dores de cabeça intensa e febre, além de outros sintomas que o paciente não está acostumado, como náuseas e rigidez no pescoço.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Grinbaum, existem dois tipos de meningites que precisam de atenção. “As duas mais relevantes são a  bacteriana e a viral. A primeira pode ser mais grave e trazer consequências severas, já a segunda, na maioria dos casos, é mais leve e não causa prejuízos relevantes”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo

Imagem de destaque
Tratamento?

Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso

Imagem de destaque
Em março

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

Imagem de destaque
Entenda

Projeto do governo Ratinho retira poder de conselho ambiental e prevê ampliar licenças simplificadas no Paraná


A enfermidade atinge pessoas de diversas faixas etárias, pois possui diferentes variantes. A bacteriana, por exemplo, costuma afetar os adultos acima dos 20 anos, enquanto a viral é mais frequente em crianças de até cinco anos de idade.

Publicidade


Grinbaum salienta que a melhor forma de prevenção contra a meningite é a vacinação, para garantir segurança e a eficácia contra essa doença. “Existem várias imunizações, mas, para a obtenção de um resultado melhor, é importante que a vacina seja aplicada especialmente na infância, para que o risco da doença seja reduzido de forma significativa”, orienta o docente da Unicid.


O tratamento da meningite existe, porém. Quando o paciente é diagnosticado, ele deve buscar ajuda médica o mais rápido possível, porque, dependendo do caso, o resultado pode ser fatal.


Por fim, o infectologista ressalta que as meningites virais se curam sozinhas, já que habitualmente não precisam ser tratadas. No caso das bacterianas, é importante a internação, por isso, independente do tipo, o diagnóstico deve ser feito o quanto antes.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo