As armadilhas da internet não param de crescer. Criminosos têm utilizado diversos meios para praticar golpes com o objetivo de obter algum ganho, geralmente de dinheiro. Umas das práticas que vem chamando a atenção de especialistas são os golpes românticos ou namoro, também chamados de golpes de catfishing. O golpista adota personas falsas em sites e aplicativos de namoro, se aproxima da vítima chegando a construir um relacionamento e até a propor casamento.
Em seguida, pede dinheiro ou abre uma nova conta bancária, que é utilizada para lavar o dinheiro que recebem de outras vítimas, transformando as vítimas de fraude romântica em "mulas" de dinheiro inconscientes. Segundo a Eset, empresa que desenvolve soluções de segurança, cerca de 30% das vítimas foram usadas como mulas de dinheiro em 2018.
Os criminosos também tentar persuadir as vítimas a enviar fotos ou vídeos comprometedores e depois tentar chantageá-las. Esses tipos de crime vêm crescendo ao mesmo passo que os namoros no universo on-line. Estimativas apontam que o mercado global de namoro virtual deverá atingir quase US$ 3,6 bilhões até 2025.
Leia mais:
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Continue lendo na Folha de Londrina.