A corrida é uma atividade democrática e pode ser praticada por todos independente da idade. É nítido que a modalidade é uma febre e os adeptos do esporte estão invadindo as cidades. Eles podem ser vistos em parques, calçadões, ciclovias, academias e até em canteiros centrais de vias expressas.
Segundo a última estatística publicada no site da Federação Paulista de Atletismo, em 2015, no estado de São Paulo, aconteceram 415 provas de corrida de rua com a participação de 724 mil pessoas. Foi realizado um estudo, em parceria com a IAAF (Associação Internacional de Federação de Atletismo) e o State of Running, produzido pelo sistema Runarepeat.com, que apontou o crescimento de 57%, nos últimos dez anos nas corridas no mundo inteiro.
"Correr é uma ciência, exige conhecimento fisiológico, biomecânico e metodológico para que a atividade possa proporcionar benefícios à sua saúde e não lesões. Por isso, é necessário ter o acompanhamento de um profissional de educação física especialista em corrida”, alerta Alexandre Santos, educador físico da Bodytech Iguatemi Alphaville.
As aulas de Running Class oferecem várias vantagens ao corredor: a oportunidade de melhorar e intensificar o rendimento, facilitar as passadas, aumentar a distância, ajustar o pace. A modalidade trabalha o sistema fisiológico de maneira aeróbia e anaeróbia. O treino na esteira é confortável e controlado, o sistema de amortecimento, alivia o impacto nas articulações, evitando o risco de lesões, e é possível controlar a velocidade, a distância, o tempo, a inclinação e a hidratação.
"Na academia, os alunos têm a disposição um especialista na modalidade, que irá ajustar a postura, acompanhar a frequência cardíaca e passar orientações individualizadas para cada aluno. Realizamos aulas especiais para dar dicas de corrida, conceitos, correções e exercícios educativos, para melhorar a performance e sensibilizar sobre a importância de correr com consciência, eficiência e técnica”, enfatiza Santos.
Se você deseja praticar a modalidade fora das academias, como nas ruas e parques da cidade, não há problemas desde que exista um acompanhamento médico e/ou com o profissional de educação física. Veja abaixo 10 motivos para iniciar seu programa de corrida:
• Melhoria da qualidade de vida;
• Ganho de condicionamento e perda de peso;
• Diminuição do estresse;
• Aumento da disposição para encarar o dia a dia;
• Melhora do sono, do humor e do desempenho sexual, bem como aumento da libido;
• Controle da pressão arterial e da diabetes, bem como redução do colesterol;
• Estímulo do raciocínio rápido e da concentração;
• Socialização e aumento do networking;
• Fortalecimento do coração e dos ossos;
• Nunca é tarde para começar a correr!