O ano de 2020 não foi de muitas oportunidades para quem estava à procura de emprego. Mas, apesar de todas as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, o mercado de trabalho vêm registrando resultados cada vez mais positivos. Com a retomada das atividades econômicas, oportunidades em diversas áreas surgem para quem deseja uma vaga de emprego.
Assim como em todos os setores, é preciso estudar as possibilidades e entender qual o melhor caminho para que essa busca seja feita de forma efetiva, sendo assim, é preciso atentar-se a lista de carreiras mais promissoras para este ano. Segundo o estudo "Guia Salarial 2021”, realizado pela Robert Half, os destaques ficam com as áreas de Tecnologia, Finanças e Contabilidade, Mercado Financeiro, Seguros, Engenharia, Vendas e Marketing, Recursos Humanos e Jurídico.
Pensando no movimento do mercado e com objetivo de ajudar candidatos a terem uma boa performance, Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo – startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial - selecionou algumas dicas para quem deseja conquistar espaço no mercado de trabalho em 2021.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Defina uma área de interesse
"Muitas organizações procuram profissionais determinados e que já tenham em mente qual a diretriz que deseja seguir dentro da vaga. Por isso, é essencial que o candidato se prontifique a participar de seleções apenas do seu interesse”, explica o especialista.
Uso de tecnologia
Com as mudanças ocorridas no último ano, é preciso olhar com foco para a inovação. Atente-se às transformações tecnológicas, acompanhe o mercado, conquiste domínio em ferramentas que estão em alta dentro das empresas, principalmente para mais utilizadas via internet (Google Meet, Zoom, Skype), esteja preparado para as demandas do novo normal.
Demonstre suas performances
Atualmente, muitos caminhos podem ser explorados para quem deseja mostrar suas habilidades e conquistas. Como estratégia, aproveite o LinkedIn para compartilhar resultados, experiências, cursos e áreas de interesse. Dessa forma, o recrutador já poderá ter uma possível ideia da sua trajetória profissional.
Mantenha-se atualizado
Estar por dentro das tendências da área em que deseja atuar pode ser um dos pontos mais positivos. Aproveite as interações com profissionais do mercado, por meio de eventos, palestras e até pelas redes sociais. Desta forma, você se encontrará qualificado para qualquer dúvida ou assunto debatido durante o processo seletivo.
Prepare-se para a entrevista
Elabore um bom currículo com informações essenciais e interativas para que o recrutador possa definir o seu perfil rapidamente. Além disso, estude a empresa, pesquise sobre valores e cultura, mercado de atuação, concorrentes, etc.