Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anote e faça!

Dicas e receitas Ayurvédicas para o Outono

WeMystic Brasil
07 mai 2022 às 00:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo a medicina Ayurveda, as estações do ano influenciam diretamente na sua saúde e bem-estar. Confira dicas para o Outono! 


O Ayurveda é um conhecimento milenar que surgiu na índia. Apesar de ter sido amplamente disseminado pelo Ocidente, nem todo mundo sabe que ele está associado às estações do ano. Para o Ayurveda é de extrema importância estar conectado aos ciclos da natureza, com o intuito de liberar toxinas e alcançar equilíbrio.   

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entenda melhor como funciona esse sistema e qual sua relação com o Outono! 

Leia mais:

Imagem de destaque
Lamentável

Ex-servidora de Floraí é condenada à prisão e perda da função pública por se aproveitar de benefício social de família

Imagem de destaque
Seca histórica

ONS recomenda volta do horário de verão, mas medida não vem antes das eleições

Imagem de destaque
Alarmante

Megaincêndios na Amazônia aceleram chance de colapso do bioma

Imagem de destaque
R$ 12 Bilhões em arrecadação

Entenda o potencial de arrecadação de impostos e taxas com a regulamentação das bets


A Medicina Ayurveda Ayurveda significa “ciência da vida”, sendo considerado o mais antigo sistema de saúde. Relacionada a filosofia Hindu, o Ayurveda é muito diferente da medicina ocidental, que busca resolver problemas isolados, já que o foco é a doença. 

Publicidade


Para o Ayurveda, cada pessoa é um ser holístico, isso quer dizer que esse sistema busca estabelecer o equilíbrio como um todo, ou seja, físico, mental, emocional e espiritual. Além disso, procura manter uma relação de harmonia com a natureza e demais seres.


O maior objetivo do Ayurveda é prevenir doenças. Nessa lógica, dentro do conhecimento védico existem três doshas, que nada mais são do que características que definem grupos de pessoas. 

Publicidade


Conhecer o seu dosha ajuda a evitar alimentos e práticas que não fazem bem para a saúde, assim como você se torna consciente do que funciona para o seu organismo. 


Os Doshas ayurvédicos 

Publicidade


Para o Ayurveda, existem três Doshas, são eles Vata (ar + éter), Pitta (fogo + água) e Kapha (água + terra). Algumas pessoas possuem mais de um Dosha, na mesma proporção, porém o mais comum é ter um deles predominante. 


De forma resumida, pessoas do Dosha Vata são magras, com cabelos escuros e volumosos. Têm muita dificuldade de ganhar peso e, devido ao seu baixo índice de gordura, são friorentas. Em desequilíbrio, têm problemas de indigestão, ansiedade, insegurança e medos excessivos. 

Publicidade


Já os indivíduos do Dosha Pitta têm facilidade para ganhar e perder peso, assim como músculos. São calorosos, cheios de energia e muito competitivos. Devido à sua natureza quente, preferem estações frias.


Por fim, o Dosha Kapha caracteriza pessoas de pele macia, que geralmente têm cabelos encaracolados. Além do mais, seus movimentos são lentos, mas cheios de graça e ternura. São amigáveis e adoram aconselhar e ajudar o próximo. Por estarem conectados a natureza yin, receptiva, e as emoções, têm a tendência a ficarem deprimidos e descontar suas frustrações na comida.

Publicidade


Ayurveda e o Outono


Outono é uma estação fria e seca, da mesma maneira que o Dosha Vata. Por isso, nesse período do ano, essas pessoas precisam se aquecer, evitar ventos gelados e fazer exercícios leves. Então, a recomendação é comer alimentos quentes como sopas, caldos e chás. 

Publicidade


Para eles não é tão fácil manter uma rotina, porém é ideal que procurem fazer as mesmas tarefas todos os dias, para ter uma sensação de estabilidade. Tudo isso pode proporcionar leveza e paz de espírito. A dica é relaxar durante o outono, para aproveitar as demais estações. 


Utilize o óleo de Gergelim


óleo de Gergelim é doce, picante e quente. Por isso, é perfeito para aqueles que têm pele fria, como o Dosha Vata, também pode favorecer Kapha, porém, em excesso, tende a ser pesado. 


Fazer uma auto massagem diária com óleo de Gergelim ajuda a fortalecer o sistema nervoso, muscular, o trato digestivo e o sistema reprodutor. O óleo também é usado para fortificar o cabelo e tonificar a pele.


Dicas de receitas para o almoço ou jantar


Agora que você já sabe a importância de se alimentar de acordo com o seu Dosha, confira a seguir algumas receitas indicadas para cada um deles.


Cuscuz marroquino com vegetais - Kapha


Ingredientes:

1 xícara de cuscuz marroquino (sêmola de grão duro) 

2 xícaras de água 

1/2 pimentão vermelho 

1/2 pimentão verde 

1/2 abobrinha média 

10 azeitonas pretas 

1 tomate médio 

1 colher de sopa de azeite 

Sal a gosto 


Modo de fazer:

Ferva a água numa panela, adicione o cuscuz, mexa e desligue o fogo, mantendo a panela tampada por 7 minutos. Pique os pimentões, a abobrinha, as azeitonas e o tomate (retire as sementes). 

Aqueça o azeite em uma outra panela, acrescente os pimentões, a abobrinha, as azeitonas, sal, refogue bem e, por último, acrescente o tomate. Misture rapidamente e transfira os legumes refogados para a panela de cuscuz. Mexa bem e está pronto. 


O cuscuz marroquino é ideal para equilibrar o Dosha Kapha, porém também pode ser benéfico para Pitta, desde que substitua os pimentões por 1 xícara de pepino picado.


Quinoa com beterraba e tofu - Pitta


Ingredientes: 

100g de tofu grelhado em cubinhos (previamente temperado com azeite, sal e limão) 

1/2 xícara de quinoa em grão 

2 xícaras de água 

1 xícara de folha de beterraba picada 

2 beterrabas cortadas em cubinhos 

1 colher de café de curcuma 

1/2 colher de café de pimenta do reino 

1/2 pimenta dedo de moça 

Sal a gosto 


Modo de fazer:

Cozinhe a quinoa com a beterraba e reserve. Em outra panela, aqueça o azeite, refogue a pimenta e adicione a beterraba, a quinoa e o tofu. Finalize com a cúrcuma e a pimenta do reino, misturando bem. E está pronto.


Risotto de legumes com castanhas - Vata


1 xícara de chá de arroz integral 

4 xícaras de água 

1 tomate grande

1 flor média de brócolis 

4 castanhas de caju ou pará 

1 cebolinha verde 

1 rodela de gengibre fresco 

3 colheres de azeitonas pretas picadas 

1/2 bandeja de cogumelos shimeji cortados 

1 colher de sopa de azeite 

2 colheres de sopa de semente de gergelim 

2 colheres de café de curry em pó 

Sal a gosto 


Modo de fazer:

Em uma panela, adicione o arroz e a água. Leve ao fogo e cozinhe por, aproximadamente, 45 minutos. 

Retire a pele e as sementes do tomate e pique-o em cubinhos. Rale a cenoura e o gengibre (se você não for fã de gengibre, pode cortar uma rodela inteira para conseguir retirar depois) e separe o shimeji em buquês pequenos. 


Em outra panela, aqueça o azeite e adicione todos os legumes, refogando para que fiquem al dente. Então acrescente todos os ingredientes ao arroz quando ele estiver pronto. Misture bem e bom apetite! 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade