Notícias

Curso de inclusão digital para idosos tem lista de espera

18 mar 2019 às 14:38

A inclusão digital dos idosos tem sido projeto em tentativa em todo o Brasil, a fim de inserir as pessoas com 60 anos ou mais na sociedade da informação e democratizar o acesso às novas tecnologias.O direito está previsto no Estatuto do Idoso e aqui em Londrina está sendo garantido pela Secretaria Municipal do Idoso, que vem executando projetos nesta área.


É o caso do Vivenciando a Inclusão Digital, projeto de extensão executado pela SMI, em parceria com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que inicia novas turmas nesta semana. A iniciativa visa inserir os idosos no mundo digital, por meio de noções básicas de informática, internet e comunicação digital. Esta edição vai contar com duas turmas, com 25 idosos participantes no total.


As turmas iniciam nesta terça-feira (19), das 15h50 às 17h30, e na sexta-feira (22), das 9h10 às 10h40. As vagas já foram preenchidas, contudo os interessados em participar podem ligar no CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Leste, no 3375-0307, para fazer um cadastro, pois há lista de espera. As vagas são limitadas, pois cada idoso é acompanhado por um monitor. O curso será realizado na sede da UTFPR, na Estrada dos Pioneiros, 3.131, Jardim Morumbi, com encontros semanais, uma turma às terças e outra às sextas, até junho.


Segundo o gerente de Atenção à Pessoa Idosa, Cleir Brandão, cerca de 100 idosos já passaram por esta capacitação, que iniciou em 2013. "A formação coaduna com o direto previsto no Estatuto do Idoso, quando diz que o poder público deve providenciar oportunidade de aprendizado às novas tecnologias. Trata-se de um curso pensado para atender as necessidade específicas dos idosos, o qual oportunizará o acesso ao computador, à internet, às redes sociais e áreas de interesse de cada participante, que pode levar as suas necessidades especificas", contou.


Idoso Conectado – Outra formação voltada à alfabetização digital realizada em Londrina é o projeto "Idoso Conectado", que ajuda os participantes a terem mais conhecimento sobre os aparelhos celulares e os aplicativos disponíveis no mercado. O curso é executado pela SMI, em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e apoio da DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia.

A capacitação iniciou nesta gestão, em 2017, e desde então já formou 880 idosos. Para participar é necessário fazer um cadastro em um dos CCIs e deixar o nome na lista de espera, pois a formação é realizada ao longo do ano. Os telefones dos centros são: 3375-0307 (Leste); 3375-0334 (Oeste); 3373-0090 (Norte).


Continue lendo