Notoriamente apaixonada pelas histórias dos santos, a espanhola Santa Teresa de Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, foi criada em uma família católica e ganhou fama entre os fiéis pela sua história de vida.
Aos 20 anos, a religiosa contrariou as vontades do pai e fugiu para o Convento Carmelita de Encarnacíon, em Ávila. Depois de 25 anos servindo ao local, Santa Teresa de Ávila recebe a permissão para fundar novas casas. Dali partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos.
A nova casa, fundada em fundado em 1562 e batizada de Convento de São José, a princípio escandalizou os habitantes e as autoridades de Ávila. Contudo, poderosos patrocinadores, incluindo São Luís Beltrán e o próprio bispo de Ávila, e a impressão de uma subsistência assegurada e prosperidade potencial logo surpreendeu positivamente a todos.
Leia mais:
Bancos já reduzem limite de crédito para apostadores de bets
Conservadores dominam anúncios pagos na Meta e gastam 3,3 vezes mais que progressistas, diz estudo
Receita Federal abre consulta ao lote residual de dezembro na segunda-feira
Senado aprova projeto que limita ganho do salário mínimo e muda regras do BPC
Reforma na Ordem das Carmelitas Descalças
Com a fundação do novo mosteiro, o Papa Clemente VIII separou a ordem das carmelitas descalças, que usavam roupas rasgadas e sandálias ao invés de sapatos, das carmelitas calçadas, ordem a que pertenciam.
Para a nova ordem, a oração é um momento profundamente teológico. É guiada pela experiência de vida e pelos ensinamentos deixados por Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, buscando uma genuína atmosfera de fraternidade e de partilha.
Ao decorrer de sua vida, a santa fundou 22 mosteiros, sendo 17 femininos e 15 masculinos, segunindo os preceitos da nova ordem das Carmelitas Descalças com uma rígida forma de vida, trabalho e silêncio.
Muitos dizem que ela tinha o dom de prever o futuro e ler a consciência das pessoas. Ainda a consideram pela sua inteligência, visto que deixou obras como o Livro da Vida, o Caminho da Perfeição, Moradas e Fundações, entre outros.
A santa morreu em 1582, aos 67 anos. Seu coração está conservado em um relicário, em Alba, na igreja das Carmelitas, onde dizem ter uma profunda ferida provocada por um anjo. Até os dias de hoje, seu corpo exala um perfume de rosas, e se conserva intacto.
Santa Tereza foi canonizada no dia 27 de setembro de 1970, pelo Papa Paulo Vl, que lhe conferiu o título de Doutora da Igreja. Sua festa é comemorada nesta sexta-feira (15).
Oração
“Ó Santa Teresa de Jesus, vós sois a mestra da genuína oração e nos ensinais a rezar conversando com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ó Santa Teresa, ajudai-nos a rezar com fé e confiança, sem nunca duvidar da bondade divina. Ajudai-nos a rezar com inteira conformidade de nossa vontade com a vontade de Deus, com insistente perseverança até alcançarmos aquilo que necessitamos.”
*Com informações de Canção Nova e Cruz Terra Santa
*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg