Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fica a reflexão

Áudios mais rápidos no WhatsApp: psiquiatra questiona pressa constante

Redação Bonde com assessoria de imprensa
12 jun 2021 às 14:59

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) apresentou, ainda em 2019, a preocupação de que o brasileiro é o mais ansioso do mundo. A necessidade de resolver muita coisa, em tempo quase sempre recorde, também é uma característica principalmente daqueles que têm a vida muito corrida e várias tarefas para cumprir.


Uma mudança recente nas redes sociais trouxe à tona essa preocupação com a necessidade de o ser humano acelerar tudo. O aplicativo WhatsApp tem, agora, a opção de executar os áudios de uma forma mais rápida, em até duas vezes. Esse é um dos aplicativos mais usados, inclusive, como ferramenta de trabalho e muita gente ficou feliz com essa possibilidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O que a gente precisa pensar é que, apesar da vantagem, se não é mais uma forma de mostrar que tentamos acelerar tudo. Essa pressa é justificada?”, questiona a médica psiquiatra Regiane Kunz Bereza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Lula sanciona lei que proíbe uso de celular nas escolas em todo o Brasil

Imagem de destaque
EUA

Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles

Imagem de destaque
Entrega de 1.269 cartões

Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025

Imagem de destaque
Confira

Veja para quanto vai a sua aposentadoria do INSS com reajuste de 4,77%


De acordo com a médica, é preciso fazer uma análise sobre conflito existente entre o querer acelerar tudo e deixar de aproveitar os momentos. "Muitas vezes precisamos que as coisas durem o tempo que elas precisam durar. Qual a necessidade dessa pressa toda?”, reforça.

Publicidade


Afinal, essa pressa exagerada pode desencadear doenças como transtorno de ansiedade, por exemplo. Segundo a OMS, são 11,5 milhões de pessoas que sofrem com depressão no País e, até 2030, essa será a doença mais comum no Brasil. A síndrome de Burnout ou esgotamento profissional também vem crescendo. Em 2019, cerca de 20 mil brasileiros pediram afastamento médico por doenças mentais, relacionadas ao excesso de trabalho.


Com a possibilidade de aceleração dos áudios do aplicativo, não só o ritmo da voz, como o tom dela, é alterado. Ou seja, a pressa pode trazer, também, uma falha na comunicação. "Se a pessoa fala devagar, por exemplo, talvez essa seja a forma dela se comunicar. Ela dá uma tonalidade nesta fala, e essa característica se perde com a aceleração”, analisa a psiquiatra.

Publicidade


Diante disso, ela afirma: é preciso que tenhamos mais cautela com a necessidade de acelerar tudo, o tempo todo.


"Precisamos refletir e aproveitar essa oportunidade para pensar melhor na maneira com que a gente está tentando fazer com que a vida passe muito mais rápido”, conclui.


Reflita:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo