O início de 2022 trouxe novos casos de infecção por covid-19 e, por consequência, mais dúvidas sobre a testagem para a detecção do vírus. Após a coleta do exame, caso tenha um resultado positivo, a indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é manter o isolamento e acompanhar a evolução da doença em casa, sem necessidade de repetir o teste. Mas se o teste for negativo, em quanto tempo se pode realizar uma nova coleta? Quais são os cuidados a serem tomados? A infectologista Jaqueline Capobiango do HU (Hospital Universitário de Londrina) respondeu à FOLHA essas questões.
Capobiango explica que após coletar o teste e receber um resultado negativo, o ideal é respeitar o período de incubação do vírus para realizar uma nova coleta quando necessário. Segundo a OMS, esse período tem duração média de cinco dias e corresponde ao processo do primeiro contato com o vírus até o início dos sintomas da doença, é o tempo em que o vírus leva para ser replicado nas células do corpo.
‘’Um fator que interfere na sensibilidade do teste é o período de incubação. Se estiver nele, o vírus ainda não está se manifestando e o exame ainda será negativo. É quando após o contato [com um infectado], você espera para avaliar se a pessoa vai desenvolver a doença ou não. Então, um teste coletado muito precocemente após o contato com o vírus pode vir com um falso negativo’’, explica a infectologista.
Leia mais:
Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
Veja para quanto vai a sua aposentadoria do INSS com reajuste de 4,77%
Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025
Continue lendo na Folha de Londrina.