A saúde mental na pandemia ainda é um assunto muito recorrente, principalmente porque os casos de ansiedade e depressão continuam aumentando desde o começo de 2020. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já alertou a população mundial sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e deu algumas dicas de como fazer isso. Praticar exercícios físicos diariamente e manter um padrão regular para se alimentar e dormir fazem parte do processo, mas também existe um fator que é igualmente eficaz e indispensável: adotar um hobby.
Tirar tempo para si mesmo e se dedicar a algo que se gosta parece uma dica óbvia, mas passa batido por muita gente. Antes mesmo da pandemia, esse é um conselho recorrente para pessoas que trabalham muito e não conseguem se desligar do trabalho, pois é uma forma direta de lidar com o estresse e a ansiedade do cotidiano.
Quando se faz algo que se gosta muito, o cérebro libera substâncias como dopamina e serotonina, responsáveis por promover aquela sensação de prazer e bem-estar. Além de ser um momento de lazer e distração, é um combate direto aos sintomas da ansiedade, que inclui medo, nervosismo, angústia e apreensão por longos períodos. Essas são sensações consideradas comuns que podem ser desencadeadas em diferentes situações da vida, mas, desde o início da pandemia, cada vez mais pessoas estão apresentando crises de ansiedade, ou seja, quando todos esses sintomas aparecem com mais frequência e maior intensidade.
Quando essa ansiedade não é controlada de alguma forma, ela afeta outros aspectos da nossa saúde como qualidade do sono, distúrbios de apetite e até mesmo dores musculares. Quando a mente não está bem, o corpo responde à altura. Por isso, agora é a melhor hora de encontrar algo que gosta de fazer e investir um tempo diário nisso com o único intuito de se desligar da realidade e relaxar.
Para aqueles que ainda não têm um hobby definido, o que não faltam são opções! Porém é importante frisar que precisamos sempre priorizar aquilo que pode ser feito dentro de casa, pois a transmissão do Covid-19 continua alta e precisamos passar o maior tempo possível em isolamento como forma de prevenção.
Ainda assim, a variedade é alta: assistir a filmes, jogar videogame, tocar um instrumento musical, ler, aprender alguma coisa nova, etc. Tudo isso colabora com uma mente mais saudável e nos ajuda a controlar melhor os sintomas da ansiedade, que se fazem cada vez mais presentes.