Notícias

10 mil passos por dia: mito ou verdade?

16 dez 2021 às 15:33

A atividade física é uma excelente aliada da saúde e qualidade de vida. Quando se trata de caminha, popularizou-se a ideia de que as pessoas devem dar 10 mil passos por dia para se manterem saudáveis e evitarem doenças e complicações futuras. Mas será mesmo que essa marca tem amparo na ciência e de fato faz ajuda no bem-estar? 


Segundo a professora do curso de Educação Física da Unopar Walquiria Andrade, não há um consenso científico a respeito da quantidade ideal de passos diários, pois é necessário considerar algumas variáveis, como atual condição de saúde do indivíduo, propósito e componentes da aptidão física relacionados à saúde. 


Diversos estudos realizados contestam essa ideia dos 10 mil passos. Alguns pesquisadores afirmam que 4 mil passos são suficientes. Outros, apontam que o ideal é entre 4 e 6 mil. Ainda, há estudiosos que dizem que ao passar de 8 mil passos diários, não há mais benefícios adicionais. 


Mito dos 10 mil passos 


O mito dos 10 mil passos teve origem em uma campanha de marketing nos primeiros Jogos Olímpicos realizados em Tóquio, no Japão, em 1965. À época, uma empresa japonesa lançou um dispositivo similar aos relógios fitness encontrados no mercado atualmente. A ideia tornou-se tão popular que, desde então, foram lançados diversos aplicativos e gadgets com a função de medir os passos.  


Atividades físicas 


Apesar de não existir um consenso entre a quantidade de passos ideal, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que adultos pratiquem semanalmente pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa.  


Andrade explica que o ideal é começar as atividades aos poucos, de três a quatro vezes por semana, e ir evoluindo até se tornar um hábito. Para quem não gosta de atividades físicas, é recomendado experimentar atividades em grupo, como corrida, pilates e hidroginástica.

Continue lendo