Com a expansão do mercado de maquiagens e cosméticos no Brasil, a quantidade de marcas e produtos disponíveis também cresceu muito. Porém, devido ao grande número de substâncias químicas presentes em cada um destes produtos, fica a pergunta: você sabe exatamente tudo o que está presente nos produtos que você usa? E mais importante: você sabe qual o impacto que estas substâncias químicas têm na sua pele ou no seu cabelo?
Abaixo, listamos algumas das substâncias presentes na maioria dos cosméticos e produtos de higiene que você usa e quais os problemas que elas podem causar à sua saúde.
Chumbo - A presença de chumbo não é um problema exclusivo dos cosméticos à venda no mercado brasileiro. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais com 22 tipos de batons mostrou que apenas um, de origem europeia, não continha chumbo. Em teste feito em 2009 pelo FDA (Agência Norte-americana de controle de Alimentos e Remédios), todas as 20 marcas de batom testadas possuíam níveis elevados de chumbo.
As consequências são muito perigosas, incluindo problemas de aprendizado e comportamento, principalmente para mulheres grávidas, pois o chumbo pode afetar também o bebê.
Fragrâncias - Encontradas em muitos perfumes e cosméticos, conferem aroma aos produtos, mas, algumas vezes não aparecem nos rótulos e podem trazer problemas para sua saúde. Algumas fragrâncias acabam causando alergias e dores de cabeça. Se você sofre com estes problemas, procure produtos hiperalergênicos e orgânicos.
Parabeno - Outra substância que causa alergia em muitas pessoas é o parabeno, um produto usado nos cosméticos como conservante, prevenindo a ação de fungos e bactérias. O problema do parabeno é que quando absorvido pela pele e ao entrar no sangue, ele é "interpretado" pelo nosso corpo como sendo estrogênio. E o excesso de estrogênio pode causar ansiedade, depressão e em casos mais graves, câncer de útero e de mama.
Triclosan - O triclosan é usado como substância antibacteriana. Se usado em excesso pode impactar o sistema de defesa de nosso corpo contra bactérias, além de reduzir as funções musculares.
Lauril sulfato de sódio - O uso desta substância em sabonetes e shampoos tem a função de gerar espuma e retirar oleosidade. Esta substância pode causar vários problemas de alergia em pessoas com peles sensíveis, como dermatites, acne, eczema, entre outros.
Alumínio - O alumínio é uma substância muita utilizada atualmente nos desodorantes e antitranspirantes. A substância reage com o suor e com as proteínas da pele, formando uma película gelatinosa que bloqueia os poros. Por isso, não acredite na falsa promessa de proteção por até 48 horas, usando apenas produtos naturais! Tome muito cuidado com o uso destes produtos, pois podem causar problemas nos rins ou até mesmo osteoporose.
Além destas substâncias muitas outras são usadas para fabricar os produtos que você tem no banheiro ou na necessaire. A química está presente em tudo. Antes de comprar, o ideal é ler atentamente os rótulos dos produtos e dar preferência para os mais naturais possíveis. Se isso não for possível, pesquise sobre as características das substâncias presentes no produto que você pretende adquirir, pois tão importante quanto sua beleza é sua saúde. (Com informações do Lohas Store - Produtos ecológicos, sustentáveis e orgânicos)