Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o cabelo deve ser lavado todos os dias. A informação é da técnica em tricologia, Sônia Mesquita, que trata pessoas com problemas no couro cabeludo e calvície. "Com cuidados simples e básicos, as pessoas podem ter uma boa saúde capilar, desde que sigam orientações e mantenham uma rotina diária de limpeza", explica a terapeuta capilar.
A seguir, Sônia desvenda os principais mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos. Confira:
1. Cabelo não pode lavado todo dia
Mito - Muitas pessoas não lavam todos os dias o cabelo, pois há um mito de que o couro cabeludo demora mais de 24 horas para secar. Na verdade, o couro da cabeça é igual a nossa pele, assim que é molhado, ele seca rapidamente. Quanto mais tempo ficar sem lavar a cabeça, mais fungos e bactérias se acumularão, o que poderá causar não só seborreia, mas calvície.
2. Não existe cabelo oleoso
Verdade - O que existe é cabelo com placa de gordura, por isso a necessidade de se lavar os cabelos todos os dias com água mineral e shampoo sem fluídos químicos.
3. Só pessoas idosas ficam carecas
Mito - O fator de predisposição da calvície não é a idade, mas sim estresse, poluição, noite mal dormida e má alimentação.
4. Produtos fitoterápicos e orgânicos são os indicados para a lavagem dos cabelos
Verdade - Por não ter química, o couro cabeludo e, consequentemente, os fios que são o reflexo da saúde deste, absorvem melhor os componentes, eliminando os fungos que atacam as fibras capilares e prejudicam a oxigenação e circulação sanguínea.
5. Utilizar o shampoo duas vezes na mesma assepsia é suficiente
Mito - É necessário passar de três a quatro mãos de shampoo no cabelo, em pequenas quantidades para remoção completa da poluição, metais pesados, suor, odor que alimentam as bactérias e ácaros que causam doenças. Reforçando que não é a quantidade, mas sim a qualidade da lavagem que irá garantir saúde aos cabelos.
6.Doenças capilares atingem só mulheres. MITO. Calvície, seborreia, caspa, dermatite e outras doenças capilares atingem homens e mulheres em todo o mundo. No Brasil, estima-se que há cerca de 40 milhões de pessoas carecas.
7. Alimentação influencia na calvície
Verdade - A influência é agravada pelo grande aporte de radicais livres nos alimentos, quantidade de gorduras saturadas (que aumentam o teor de gordura no couro cabeludo) e pela diminuição de substâncias que auxiliam no combate aos parasitas do couro cabeludo, como o esqualeno (composto orgânico produzido pelo corpo).
Tratamento
Para auxiliar os clientes com patologias que influenciam na queda de cabelo e calvície, Sônia Mesquita desenvolveu o Método Recuperador Capilar (MRC) - procedimento não cirúrgico que trata patologias do couro cabeludo. Para saber mais acesse www.soniamesquita.com.br.