Quem ainda não chegou na casa dos "enta" já pode, e deve, pensar em se prevenir contra as ruguinhas e pés de galinha na região dos olhos. Depois dos 25 já é hora de começar. Veja as dicas do cirurgião plástico ocular André Borba e saiba o que fazer para adiar o surgimento dessas marcas tão indesejáveis:
1 - Proteção contra o sol: a partir dos 20 anos, o uso diário de protetor solar ou creme com fator de proteção solar é indispensável para o rosto. Já existe no mercado o primeiro protetor solar exclusivo para a pele mais fina das pálpebras.
2 - Adeus ao cigarro: parar de fumar é fundamental. O hábito aumenta em até cinco vezes as chances de envelhecimento precoce da pele. E, novamente, tudo começa pela região dos olhos.
3 - Hidratação facial: depois de um dia de trabalho e exposição aos fatores nocivos como o sol, o frio e a poluição, o hidratante facial é fundamental. Use a partir dos 20 anos diariamente.
4 - Cremes: a partir dos 25 anos é hora de optar pelos cremes com substâncias ativas no rejuvenescimento ao redor dos olhos. Dependendo do tipo de pele, usar ácido retinóico, glicólico e kójico. O uso noturno já é indicado.
5 - Cuide das sobrancelhas: evite a cera quente que aumenta as chances de pálpebras caídas no futuro. Por causa do trauma, as pálpebras ficam mais flácidas precocemente e pigmentadas.
6 - Peelings: a indicação é a partir dos 25 anos. Peles fotoenvelhecidas e com manchas vão rejuvenescer com a técnica. Ao favorecer certa esfoliação, o peeling estimula a elastina e o colágeno, melhorando a aparência da pele.
7 - Toxina botulínica: indicação é a partir dos 30 anos, dependendo do paciente. A toxina ameniza as rugas dinâmicas. Deve haver cuidado na hora de aplicar, tanto em relação à quantidade quanto ao local.
8 - Preenchimentos: indicados nos casos onde há depressão ou rugas profundas nas regiões glabelar (sobrancelhas) e sulco-naso labial (nariz e boca). Realizado com ácido hialurônico ou PMMA (polimetil metacrilato), entre outros.