Moda e Beleza

Veja dicas de uma especialista para escolher a base ideal

09 dez 2013 às 10:31

A base é o item mais importante da maquiagem e também uma grande aliada, pois serve para uniformizar a pele e deixá-la com um aspecto saudável e homogêneo. Uma das grandes dúvidas das mulheres na hora de se maquiar é como escolher a base ideal. Para Marcos Costa, o maquiador oficial da Natura, cores, texturas e técnicas de aplicação do produto são combinações fundamentais para preparar a pele perfeita. "A base deve ser usada em todo rosto. Além de uniformizar a pele mantém a hidratação, protege e faz o make up durar bastante. Os produtos de texturas diferenciadas são os mais recomendados para serem utilizados. Mas nada de exagerar na base para cobrir imperfeições do rosto", ensina.

Segundo o profissional, orientações como a escolha do tom do produto devem ser levadas em conta na hora da compra. "A brasileira tem a tendência de usar a base bem mais clara do que o tom natural da pele e isso compromete o resultado final do make, já que o rosto fica muito branco e destoa do colo, ombros e braços, que quase sempre estão mais bronzeados", aponta. Com a chegada do verão, Marcos Costa indica produtos que contenham ativos que mantêm a hidratação e o filtro solar. "Base com FPS é fundamental", continua.


Outra dica do expert para a escolha da cor é colocar um pingo do produto na lateral do rosto, entre a orelha e o canto da boca. O teste no pulso, segundo ele, não é indicado. "Espalhe bem e observe no contexto do rosto o tom que fica mais harmônico", ensina Marcos Costa. Outro truque é escolher a base sob uma luz natural. "As artificiais podem confundir a percepção do efeito do produto no rosto; além da cor, é fundamental saber identificar a textura do produto que melhor combina com o tipo de pele", completa.

Já na hora da aplicação do produto seja com as mãos ou com o pincel, o mais importante é espalhar de forma suave para que a base não fique acumulada em alguma região do rosto. "Passe aos poucos, fazendo leve massagem e sempre controlando a quantidade. A melhor base é aquela que as pessoas acham que você está com a pele limpa, sem nada", conclui Marcos Costa.


Continue lendo