Com tantos cosméticos no mercado da beleza, e produtos específicos para cada parte do corpo, muitas pessoas acham que sabem como se cuidar corretamente. Mas ter os produtos certos não significa que todas saibam como utilizá-los de forma que realmente funcionem. Por isso, segredos e truques de beleza nunca são demais, e toda mulher deveria saber. Confira abaixo algumas dicas sobre irritações na pele, unhas, cabelos e outros cuidados essenciais!
Seu produto de limpeza de pele (talvez) está piorando as coisas
Se a limpeza de pele pode irritar até mesmo uma pele saudável, imagine uma pele sensível. Muitos dos produtos para esse tipo de limpeza podem ser os culpados. Mas como limpar melhor sua pele sem piorar a irritação? Independente do tipo de pele, é procurar por um produto mais suave, que dissolva a sujeira e o excesso de óleo sem deixar a pele seca ou ardida – nada com detergentes, álcool, fragrâncias, irritantes ou ingredientes que fechem os poros. Acha que para isso você precisa ir atrás de produtos naturais? Não. Dentro da lista de irritantes, estão limão, menta, canela e óleos básicos.
Pare de evitar a esfoliação, comece a brilhar
Como algumas mulheres alcançam aquela pele perfeita, invejável e brilhante? A genética tem uma parte nisso, com certeza. Mas até mesmo os genes precisam de ajuda e ela vem na forma da esfoliação. Esfoliar sua pele permite que os cremes funcionem melhor graças à melhora na penetração dos agentes nutritivos. A pele iluminada – que "brilha" – é o benefício imediato. Aqui vai um bom conselho: aquelas com muitas espinhas ou rosácea só devem fazer a esfoliação com ácido salicílico e com consentimento de um dermatologista para evitar irritações.
Retinoides são a melhor coisa que sua pele envelhecida não está usando
Primeiramente desenvolvidos para tratar a acne, retinoides ou retinols, são químicos derivados da vitamina A, que podem suavizar as linhas faciais. Eles ajudam a engrossar tanto a epiderme quanto a derme, esfoliar as células mortas da pele, acelerar a entrega de queratinócitos e aumentar a produção de colágeno e ácido hialurônico, um carboidrato que é produzido naturalmente no corpo e serve como um lubrificante para as articulações, músculos e pele. Mas os retinoides também aumentam algo a mais: a sensibilidade da pele ao sol. Por isso, use-os à noite para um melhor benefício.
Quer uma pele doce? Tente uma limpeza doce
Limpezas de pele regulares são essenciais para manter sua pele saudável – e as limpezas feitas em casa podem funcionar tão bem quanto os tratamentos caros do SPA. Existem várias maneiras de realizar os tratamentos profissionais em casa, mas primeiro use o açúcar, um dos melhores agentes naturais para descamação da pele. Aplicar um esfoliante com açúcar fazendo movimentos circulares leves, lavar o rosto com água morna e secar delicadamente pode fazer maravilhas para a sua pele. Finalize com uma vaporização leve, fervendo um pote com água, removendo-o do fogão e ficando com o rosto acima dele por
alguns minutos.
O esfoliante corporal que você ainda não tentou
Geralmente, nosso rosto recebe um tratamento esfoliante preferencial, enquanto nossos pobres corpos são negligenciados. Com pés arranhados, pele ressecada nas pernas, cotovelos e braços, nossos corpos parecem ter levado uma surra. Frequentemente, nossas "esfoliações" diárias (lê-se, sabonete) são as culpadas. Entretanto, existe uma maneira fácil de se sentir completamente nova e ela pode estar na sua cozinha. Misture óleo de coco, sal grosso ou açúcar e um pouco de manjericão picado até formar uma pasta e aplique. De novo, o vapor ajuda, mas repetir o processo regularmente ajuda ainda mais.
Melhores maneiras de deixar seus pés e mãos de molho
Manicure: Deixar suas mãos de molho é necessário. Mas como fazer isso melhor? Misture gel de banho com a água quente e mergulhe suas mãos na solução por cinco minutos. Suas cutículas recém amolecidas e prontas para serem retiradas irão agradecer. Pedicure: Nem mesmo uma pedra pomes pode consertar todos os problemas de pés secos e rugosos causados por um dia inteiro sobre eles. Tente esfregar vaselina nos seus pés e envolva-os em papel celofane. Deixe assim por 15 minutos. Pés macios como os de um bebê a esperam.
Para hidratar corretamente o cabelo, evite a raiz
A hidratação profunda é obviamente importante para lutar contra cabelos secos ou com duas pontas. Você pode usar um condicionador fortificante ou simplesmente azeite de oliva (dica de profissionais: aplique o azeite de oliva e tome um pouco de sol), mas tenha certeza de que está usando corretamente. Comece com as pontas do cabelo e vá subindo até a metade deles, mas evite as raízes: o couro cabeludo produz óleos naturais para ajudar nas extremidades. Tratamentos de hidratação podem impedir a ação desses produtos.
Você não está tratando a caspa
Shampoo anticaspa é um produto frequentemente abusado. Por quê? Porque o que muitas pessoas pensam ser caspa é simplesmente o couro cabeludo seco, que geralmente é o resultado de não enxaguar seu cabelo adequadamente ou são resíduos de um produto ruim. O shampoo anticaspa não pode consertar isso. Se a sua "caspa" não sumir, tente enxaguar um pouco mais ou trocar os produtos que você usa.
Seu cabelo curto pode fazer você parecer velha
Cabelos curtos têm estado na moda durante os últimos anos. Mas tome cuidado: cortá-lo muito curto pode ser arriscado se você está tentando manter uma aparência jovem. Ter um pouco de cabelo visível atrás da orelha irá suavizar a linha do seu pescoço e, assim, diminuir a idade que você aparenta.
Peça por um corte, mas não fale em dedos
Cortar cabelos é um jogo de dedos. Pelo menos, é o que os clientes pensam quando pedem a um cabeleireiro para tirar "dois dedos" ou alguma outra medida. Mas as pessoas – tanto cabeleireiros quanto clientes – têm ideias diferentes do que um dedo é. No lugar disso, use seu dedão e o dedo indicador para demonstrar o quanto você quer cortar. Assim, não importa se a medida for três dedos pra você e dois para o seu cabeleireiro, porque vocês estão vendo a mesma medida. (Fonte: eHow Brasil)