Em tempos pandemia, até quem era fã de maquiagem deu uma pausa no hábito. O isolamento social e o uso obrigatório da máscara desestimularam as várias etapas da preparação da pele e camadas de máscara para cílios.
É o que indica uma pesquisa recente do Google sobre hábitos de beleza nos últimos meses. De acordo com o levantamento, 29% dos consumidores não usam mais batom e 22% deles deixaram de aplicar base. O motivo? Ambos causam desconforto e manchas no acessório de proteção.
Para algumas mulheres, entretanto, passar o dia sem make já era trivial. A veterinária Caroline de Castilho Cardoso, de São Paulo, conta que nunca teve o costume de pintar o rosto, mesmo antes das restrições atuais. Para não dizer que seu consumo de cosméticos chega a zero, ela reconhece que corretivo e máscara para cílios ainda fazem parte do nécessaire para ocasiões especiais.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
"Sempre fui indiferente à maquiagem. Tenho preguiça e prefiro focar nos cuidados para manter a pele bonita. Não abro mão de lavar o rosto com um sabonete líquido gentil, nem de aplicar hidratante antes de dormir. Costumo fazer massagens faciais e gosto de cremes específicos para a região dos olhos", conta.
Rotina de beleza sem maquiagem
Hidratação e proteção são fundamentais
Ainda que sombras, blushes e afins sejam dispensáveis, os dermatologistas são unânimes ao indicar uma rotina básica de cuidados com a pele para prevenir as manchas e o envelhecimento precoce das células. Um ritual enxuto, porém eficiente, inclui a limpeza do rosto com sabonete específico para a região, seguida de um hidratante e um protetor solar. À noite, o filtro não é necessário.
É assim que a esteticista Natália Nascimento, de 36 anos, mantém a pele viçosa e iluminada sem o uso de base ou iluminador. "Ao acordar, uso um sabonete para pele normal, depois aplico um antioxidante com vitamina C e finalizo com protetor solar", relata a carioca. "Deixo a maquiagem para momentos de sessão de fotos", conta.
Massagens potencializam os produtos
Outro bom artifício é a estimulação mecânica do rosto, pois ajuda na redução do inchaço e otimiza a absorção dos produtos escolhidos. Dá para usar as mãos ou acessórios específicos, como o gua sha. O importante é focar em movimentos ascendentes e de dentro para fora.
Como valorizar o olhar? Looks naturais, em que as sobrancelhas aparecem penteadas de forma despretensiosa, estão em alta. Para conquistar o efeito sem maquiagem, umedeça uma barra de sabonete de glicerina, pegue uma pequena quantidade de produto com uma escova para cílios e penteie os fios de baixo para cima.
Cuidados com lábios ressecados Ao longo de horas usando máscara sem qualquer tipo de batom, a boca pode ganhar aspecto rachado ou apresentar descamação. Para evitar danos, aposte num esfoliante específico para a área e repita a aplicação de duas a três vezes por semana. Reforce ainda a hidratação com bálsamos labiais ou manteiga de cacau.
Truques para quem não gosta de make exagerado Se você não gosta de nenhum tipo de pigmentação ou cobertura, pode parar no protetor solar. Quem quer algum ponto de cor ou cobertura, ainda que sem exageros, pode lançar mão de produtos com acabamento sutil.
BB cream ou CC cream Um mix de hidratante com base define a textura do BB cream e do CC cream. "Eles também têm filtro solar e deixam uma cor leve na pele, só para uniformizar", explica a maquiadora Paola Gandolpho. Espalhe com os dedos para um aspecto ainda mais natural.
Produtos multifuncionais Por praticidade, produtos que acumulam mais de uma função se encaixam bem nas rotinas diminutas. Protetor solar com cor, por exemplo, dispensa base e corretivo. Já os tints, pigmentos ultrafluídos com boa duração, podem ser usados para dar cor aos lábios, bochechas e pálpebras.
Brilho discreto Iluminadores cremosos garantem aquele aspecto de expressão descansada quando depositado em pontos estratégicos, caso das têmporas, da pontinha do nariz e canto interno dos olhos. Se a ideia é um reflexo molhado, sem partículas de brilho, vale apostar num óleo facial aplicado com batidinhas das pontas dos dedos no topo das maçãs do rosto.