A busca por métodos para realçar os cílios é uma atitude feminina milenar. Olhos e cílios costumam ser considerados atributos de beleza, podendo ser associados ao aumento dos níveis de confiança e bem-estar.
Para atender às expectativas deste público que está sempre em busca de novidades em um mercado que cresce expressivamente a cada ano – somente nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado anual de rímel é estimado em US$ 1,1 bilhão – há uma série de recursos, que vão desde procedimentos como transplantes de cílios, cílios postiços e permanentes de cílios, a tratamentos que promovem o crescimento natural dos cílios.
Os produtos, procedimentos e tratamentos disponíveis nos dias atuais têm mecanismos de ação distintos, mas sempre com os mesmos objetivos: alongar e aumentar o volume dos cílios. Porém, muitas vezes os efeitos destes procedimentos podem ser desconfortáveis, como a alergia causada pelo adesivo fixador dos cílios postiços ou a irritação ao solvente usado para retirá-los. Além disso, em alguns casos, os cílios postiços permanecem grudados por dias ou até semanas.
Outro procedimento conhecido é o transplante de cílios, método que tem apresentado resultados positivos, segundo relatos médicos, mas é considerado mais invasivo porque transfere folículos pilosos do couro cabeludo para as margens da pálpebra. Este processo pode causar dor, sangramento, formação de cicatrizes ou, em casos mais graves, cegueira.
Já a permanente de cílios, utilizada para uma aparência mais volumosa e melhor definição da curvatura dos pelos, tem duração de apenas um mês e o produto usado também pode causar alergias e irritações.
As máscaras para cílios, que representam uma combinação de ceras, pigmentos e resinas, têm cumprido o seu papel de escurecer e engrossar os cílios, proporcionando um embelezamento do olhar, porém o resultado é temporário.
Recentemente, porém, foi lançado o único produto capaz de realmente aumentar o tamanho e escurecimento dos cílios de maneira natural, porque age diretamente no crescimento do pelo. Trata-se do Latisse, tratamento aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
"O crescimento dos pelos é cíclico e pode ser dividido em três etapas principais: anágena, catágena e telógena. Nos cílios ocorre o mesmo processo. Porém, se houver uma interferência na fase anágena, é possível prolongá-la e aumentar o número dos folículos na fase de crescimento também – e é desta forma que este produto age", explica Otávio Macedo, membro da Academia de Dermatologia.
Algumas curiosidades