Moda e Beleza

Tratamentos simples ajudam a clarear as axilas

24 mar 2011 às 09:38

Ao passar pela vitrine você fica encantada com o vestido. Aí, ao notar os braços cavados, desiste. O mesmo acontece com as blusinhas de treino: todas têm manga e, por vergonha das axilas escuras - problema causado pela depilação frequente e até pelo uso de desodorantes - você sempre evita vestir. Mas não precisa se preocupar: para acabar com ele não é o caso de deixar os pelos crescerem demais ou ter de suportar o mau cheiro nos braços.

"Alguns tratamentos são capazes de clarear as axilas, deixando a região livre da pigmentação escura", afirma o dermatologista Cesar Cuono. De acordo com ele, o escurecimento acontece quando a pele é exposta a uma série de agressões (desde o atrito das roupas e da própria pele) até o uso de produtos químicos.


"A quantidade de suor também pode causar manchas, assim como a obesidade (já que, quando há excesso de peso, o atrito é maior). Isso aumenta a produção de melanina", afirma o médico. É justamente a maior quantidade de melanina que explica as manchas mais comuns nas peles morenas e negras.


Os tratamentos destinados a acabar de vez com esse escurecimento variam de acordo com o caso. "Normalmente, ele começa com produtos despigmentantes, que devem ser aplicados sobre a pele. Podemos usar, ainda, peelings e Luz Pulsada quando as manchas são mais escuras e resistem aos cremes", afirma Cesar Cuono.


Peeling


O peeling é realmente o tratamento mais eficaz, mas também o mais agressivo, já que queima a região escurecida. "No peeling, usamos uma substância ácida para queimar a região. Essa queimadura superficial provoca uma descamação e consequente remoção da hiperpigmentação total ou parcial da pele", explica o especialista. Mas, por ser superficial, o tratamento não resolve os casos em que a área está escura demais. Durante a aplicação, você sente apenas um ardor. Mas a sensação passa em minutos e nenhum desconforto permanece (a não ser a descamação que irá acontecer).


Luz pulsada


A luz pulsada funciona à base de raios luminosos que ajudam a diminuir a pigmentação extra da pele. "Os raios são absorvidos pela melanina acumulada e destroem este pigmento. Dependendo do tipo de pele e da concentração de melanina, pode-se sentir uma picada no disparo da luz, seguida de uma sensação de ardor. Mas o desconforto some em poucos minutos", explica o dermatologista e conclui que a luz pulsada pode clarear, de fato, as manchas escuras.

Cesar finaliza dizendo que, caso o tempo e o investimento para tais tratamentos sejam altos, vale a pena começar os cuidados com uma hidratação e proteção caseira com o uso de produtos específicos à venda nos mercados e drogarias.


Continue lendo